Veja as novas regras para o uso de ciclomotores e bicicletas elétricas
As regras para o uso foram definidas pela nova resolução do Contran, n° 996/2023 Cotidiano | Por F5 News 07/07/2023 11h00 |Os condutores de ciclomotores ou bicicletas elétricas devem ficar atentos às novas regras de circulação que entraram em vigor na próxima segunda-feira (3), a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), n° 996/2023. Por meio dela, ficam estabelecidas as diferenças entre os meios de transportes, as exigências e as normas de uso em vias públicas.
Saiba quais são as novas regras:
Ciclomotor
De acordo com a nova resolução, os ciclomotores, que atingem a velocidade de até 50 km/h, precisam de emplacamento junto aos Detrans. Além disso, os condutores precisarem da carteira de habilitação específica.
Bicicletas elétricas
As bicicletas elétricas, que atingem a velocidade de 32 km/h, não precisam de registro ou emplacamento e nem habilitação. Contudo, é necessário o uso de equipamentos de segurança, indicador de velocidade e campainha de sinalização.
Patinetes, skates e monociclos motorizados
Esses equipamentos de mobilidade individual não precisam de registro ou emplacamento, tampouco de habilitação. Entretanto, o uso de equipamentos de segurança é necessário, como indicador de velocidade e campainha de sinalização.
Em Sergipe, os órgãos de trânsito, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju e Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) estão realizando campanhas de conscientização sobre a nova resolução nas redes sociais; confira:





