XVIII Fórum Nacional do Forró de Aracaju começa nesta terça (12)
Evento celebra a cultura nordestina com homenagens e pré-lançamento do filme "Légua Tirana" Cotidiano 12/08/2025 08h20 |A Secretaria Municipal da Cultura (Secult Aju), realiza nesta terça (12) e quarta-feira (13) o XVIII Fórum Nacional do Forró de Aracaju, um evento que já se consolidou como referência nacional na preservação, valorização e difusão dessa expressão cultural reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil.
Nesta edição, o público poderá vivenciar dois dias de intensa programação, com homenagens a grandes nomes da música sergipana, debates que conectam a cultura popular a diferentes áreas da sociedade e o pré-lançamento de “Légua Tirana”, filme nacional que conta a trajetória do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, desde sua infância até os primeiros passos na música.
Tudo isso de forma gratuita, reafirmando o compromisso da capital sergipana em manter viva e pulsante a tradição do forró.
Confira a programação completa:
12 de agosto (terça-feira)
Auditório do Museu da Gente Sergipana
15h – Homenagem a compositores sergipanos: estanciana Raimunda Andrelina, autora da música Chap Chap, e o aracajuano Manuca Almeida (in memoriam), autor de Esperando na Janela, serão celebrados por sua contribuição à música nordestina. Manuca será representado pela curadora Lu Almeida;
19h – Mesa e homenagem “Magistrados do Forró”: encontro com o juiz sergipano Sérgio Lucas e o desembargador paraibano, que compartilharão histórias e reflexões sobre a relação entre a justiça e a cultura popular. Todos serão homenageados.
13 de agosto (quarta-feira)
Cinema do Centro Cultural Walmir Almeida (pareceria com a AVBR Produções)
15h30 – Pré-lançamento do filme “Légua Tirana”: cinebiografia de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, com foco em sua infância e adolescência. Dirigido por Diogo Fontes e Marcos Carvalho;
19h – Pré-lançamento do filme “Légua Tirana” + pocket show: sessão especial seguida de apresentação musical com os atores Chambinho do Acordeon e Kayro Oliveira, e presença da atriz Cláudia Ohana.
A programação do cinema é sujeita à lotação e ordem de chegada. São 80 lugares por sessão.
Fonte: PMA





