Associação Sergipana de Tambor e Baliza é inaugurada em Sergipe
Organização difundir esporte equestre e fomentará negócios no setor Economia 09/11/2011 22h35 |Por Sílvio Oliveira
A programação da 70ª Exposição de Sergipe (ExporSergipe) teve uma dia especial na noite desta quarta-feira, 08. Foi Inaugurada a Associação Sergipana de Tambor e Baliza (ASTB), com o objetivo de divulgar o esporte equestre em Sergipe e motivar a realização de eventos de negócios do setor.
O presidente da Associação, João Bosco Lima Franco, ressaltou que em Sergipe há um grupo de mais de 80 pessoas que praticam o esporte da baliza e do tambor e com a legitimação da associação, será possível fazer a divulgação das provas, bem como fomentar mais eventos envolvendo o esporte. “Vamos difundir os esportes equestres e já pensamos no ano que vem alugar uma área onde possamos fazer as competições”, revelou.
Presente também ao evento, o secretário de Estado da Agricultura, José Sobral, descerrou a placa de inauguração junto com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Sergipe, Eduardo Sobral, e o presidente da Associação, Bosco Lima.
Em seu discurso, José Sobral afirmou que não poderia deixar de apoiar o evento, pois, segundo ele, valorizar o esporte equestre, criar empregos no setor e aumentar a renda envolve compra de maquinário, caminhões, medicamentos e mão de obra qualificada, ou seja, aquece a economia. “Não poderíamos deixar de lado a força e a pujança deste segmento”, destacou.
Dentro da programação, foram homenageados com uma placa criadores de animais e empresários que apoiaram o surgimento da associação como Eduardo Sobral, Bráulio Lira, Marcelo Barreto e José Carlos Andrade.
O evento finalizou com um leilão de coberturas (sêmem e embriões) de animais doadores. As cifras da compra e venda das coberturas foram revertidas para a Associação.
Associados
A prova de tambor e baliza consiste na passagem do cavaleiro por três tambores e oito balizas, seguindo regras pré-estabelecidas. Quem fizer a prova em menos tempo ganha a competição. Há um regimento para os competidores e não se pode derrubar os instrumentos nem agredir o animal.
A primeira prova a acontecer depois da criação da ASTB será no dia 19 de novembro, no Parque J.B., em Salgado (SE). Haverá R$ 5 mil em prêmios.
Quem quiser ser associado poderá procurar a Associação no Parque João Cleophas, em Aracaju, no horário comercial. A taxa anual é de R$ 150. “O mais importante é que é um esporte que agrega toda a família. Os participantes são criadores, que levam seus filhos, netos e os próprios peões numa mesma igualdade”, destacou o criador e associado César Vasconcelos.


Novas regras têm como objetivo assegurar a veracidade das informações


Dados do Caged mostram tendência de recuperação. No acumulado do ano, saldo é de 124.662 vagas.

Eventos discutem investimentos estratégicos, incluindo infraestrutura de transporte no setor de gás

Em termos comparativos, o volume de crédito concedido apresentou crescimento de 13,1%