Sedetec representa Sergipe em Brasília durante agendas sobre fertilizantes e setor energético | F5 News - Sergipe Atualizado

Desenvolvimento
Sedetec representa Sergipe em Brasília durante agendas sobre fertilizantes e setor energético
Eventos discutem investimentos estratégicos, incluindo infraestrutura de transporte no setor de gás
Economia 01/07/2025 11h45 |


O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), participou de agendas em Brasília, nesta segunda-feira (30). Pela manhã, a Sedetec esteve presente no workshop "Fertilizantes: Cenários e Perspectivas". Já pela tarde, a administração estadual foi representada em uma reunião de trabalho sobre "As Tarifas de Transporte e o Futuro Regulatório do Transporte Dutoviário no País", promovida pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o workshop contou com diversos painéis, incluindo ‘O setor de fertilizantes no Brasil e na América Latina: Impacto do Plano Nacional de Fertilizantes e perspectivas’, ‘Investimentos em fertilizantes’, ‘Inovação na produção de fertilizantes’ e ‘Financiamento e fomento para ampliação dos investimentos em fertilizantes’. Entre as pautas de destaque esteve o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert).

Já o evento promovido pelo Ministério de Minas e Energia (MME) contou com uma apresentação institucional sobre o processo de negociação no setor de transporte e o desenvolvimento de regras de transição. Também foram apresentados dados pela Nova Transportadora do Sudeste (NTS) e pela Transportadora Associada de Gás (TAG). A Sedetec foi a única representação estadual convidada a participar do evento, que discutiu revisão tarifária e novos investimentos.

O momento foi marcado por discussões técnicas, trazendo pontos de vista de diferentes entes da cadeia produtiva, como ressalta o secretário-executivo da Sedetec, Marcelo Menezes. "Temas como o futuro do transporte dutoviário e a política nacional de fertilizantes são de extrema importância para Sergipe, onde temos grande potencial de contribuição e crescimento. Estar ao lado de representantes do Governo Federal, empresas e associações nos permite defender os interesses do estado e buscar oportunidades concretas para o desenvolvimento sergipano”, afirmou.

Cenário de Sergipe
Alinhado às discussões na esfera federal, o Governo do Estado vem construindo o Plano Estadual de Fertilizantes e Biofertilizantes. O texto contém diretrizes e objetivos estratégicos voltados para a modernização e expansão da produção no estado, além de promover a eficiência no uso desses insumos e reduzir a dependência de importações. O documento demonstra o equilíbrio entre os contextos estadual e nacional, já que acompanha os indicativos do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF).

Entre os pontos do Plano estão a implantação e ampliação de plantas industriais, a promoção de sinergia entre a indústria de fertilizantes e a cadeia de gás natural, e a adequação da infraestrutura para facilitar novos empreendimentos. A normativa também enfatiza a capacitação da mão de obra local e o investimento em ciência, tecnologia e inovação, garantindo que a produção de fertilizantes e biofertilizantes seja sustentável e competitiva.

Fonte: Governo de Sergipe 

Mais Notícias de Economia
Freepik / Ilustrativa
01/07/2025  15h00 Nordeste abre quase 46 mil novos empregos formais em maio, com destaque para serviços e indústria, aponta Sudene
Marcello Casal Jr / Agência Brasil
01/07/2025  11h30 Operações de crédito em Sergipe aumentaram 0,7%, em abril
Freepik
01/07/2025  10h37 Dólar ronda estabilidade com governo indo para a briga sobre IOF
 Valter Campanato / Agência Brasil
01/07/2025  10h37 Plano Safra vai reduzir preços dos alimentos, diz ministro
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
01/07/2025  06h00 Plano Safra destina R$ 485,7 milhões para agricultura familiar em Sergipe

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado