Cidade Inteligente é apresentada na Câmara Empresarial de TI da Fecomércio | F5 News - Sergipe Atualizado

Cidade Inteligente é apresentada na Câmara Empresarial de TI da Fecomércio
Economia 15/09/2017 09h09 |


A Câmara Empresarial de Tecnologia da Informação da Federação do Comércio realizou mais uma reunião na manhã desta quinta-feira (14), dessa vez na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), onde empresários e representantes do setor produtivo dialogaram sobre o programa “Aracaju, Cidade Humana e Criativa”, apresentado pelo secretário Jorge Santana.

Em sua apresentação, Santana explicou como funciona uma cidade com maior inserção de ferramentas de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC), formando o projeto “Cidades Inteligentes”, aplicado em várias cidades brasileiras e mundiais. O secretário valorizou a iniciativa, apresentando para os empresários de TI o projeto e destacando que todos podem contribuir para fazer uma cidade mais eficiente, com melhoramento da qualidade de vida e conectividade da população. Com o programa em execução, o secretário espera resultados concretos no desenvolvimento socioeconômico e cultural da cidade onde o principal ator é o cidadão.

A reunião contou também com a apresentação de projetos e soluções das startups locais. Foi apresentado o “Tagpoint”, um mecanismo de comunicação por meio de beacons para celulares que contempla várias funcionalidades, entre elas nas ofertas e descontos exclusivos para o consumidor, no momento em que estiver passando por algum estabelecimento comercial. Também foram mostrados o aplicativo Explicaê, que tem uma plataforma educacional inteligente direcionada para os estudantes que farão o Enem; o Neo Mentoring, que oferece serviços de diversas mentorias para as empresas; e o Permuta Nordeste, um sistema de trocas de produtos e serviços para empresas através de uma moeda de troca.

“Tivemos a oportunidade de conhecer o programa “Aracaju, Cidade Humana e Criativa”. Um projeto inovador para nossa cidade, que congrega diversos setores da economia que podem se integrar ao projeto. E a área de Tecnologia da Informação é primordial para que esse projeto aconteça. Se não tivermos a infraestrutura adequada de TI, internet e segurança da informação, nenhum projeto poderá ser realizado já que é o suporte para as demais aplicações serem desenvolvidas. Ou seja, é um projeto que abre um enorme leque de oportunidades para o setor de TI, para as startups, para as empresas dos diversos setores da economia. Temos que pensar soluções para as áreas de mobilidade, saúde, educação, segurança e demais demandas do município. Isso com certeza vai promover a ampliação do ecossistema digital de nossa cidade, que poderá exportar esta tecnologia para outras cidades brasileiras e ser referência em Cidades Inteligentes”, disse o coordenador da Câmara de TI da Fecomércio

Participaram também da reunião representantes do Sebrae, da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, o diretor regional do Senac, Paulo do Eirado, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho, o coordenador do programa Cidade Inteligente, o arquiteto urbanista Dr. Ricardo Mascarello e o coordenador da Câmara de TI, Roger Barros, que tem sempre empreendido esforços no sentido de gerar novas oportunidades de negócios para os empresários que participam desta Câmara.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Economia
EBC
21/08/2025  15h37 Aracaju continua liderando capitais com a cesta básica mais barata do Brasil
Em julho, valor médio foi de R$ 568,52; alta anual chega a 8,44%, segundo levantamento do DIEESE e Conab
Ascom Sefaz
21/08/2025  12h30 Governo começa a transferir empréstimos antigos para app do consignado
Trabalhador poderá escolher outro banco por meio do celular
Ascom
21/08/2025  11h19 Fundat disponibiliza novas vagas de emprego para esta quinta (21)
Interessados precisam se cadastrar ou atualizar o currículo na sede da Fundat
Freepik
21/08/2025  11h18 Dólar e Bolsa oscilam forte com mensagens de Bolsonaro e evento do Fed
No dia anterior, o dólar fechou em queda de 0,48%, cotado a R$ 5,473. Ibovespa, principal índice da Bolsa, teve leve alta de 0,17% no pregão
Rovena Rosa/Agência Brasil
20/08/2025  15h12 Setor aéreo bate recorde com 11,6 milhões de passageiros em julho
Dados da Anac registram voos dentro do Brasil e vindos do exterior

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado