Comércio de Aracaju aposta em grandes liquidações para janeiro
Economia 05/01/2018 16h15 - Atualizado em 05/01/2018 16h29 |Por Saullo Hipólito*
Com o objetivo de alavancar as vendas, comerciantes do Centro de Aracaju utilizam-se das chamadas liquidações e queima de estoque, neste que é um tempo de volta às escolas. Os consumidores que esperaram para comprar só agora no início do ano estão frustrados, segundo eles o preço no fim do ano passado era mais atraente que o atual.
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas, o comércio registrou um aumento de 5% nas vendas, percentual que ficou abaixo do esperado. Mesmo essa sendo uma época escolar, os descontos mais atraentes são no ramo de eletrodomésticos e eletrônicos, atingindo os 70% em algumas ofertas, seguidos pelos ramos de vestuário e sapatos, que aparecem com promoções atrativas aos olhos dos clientes.
Segundo o gerente de uma loja de sapatos em Aracaju, Roberto Silva, conhecido como Roberto do Gel, as vendas não atingiram o esperado, mas há diversas estratégias sendo montadas para conquistar o público e atingir a meta esperada. “A expectativa para as vendas no ano passado não foi a esperada, mas chegamos próximo, conseguimos vender bastante. É importante que nós demos o suporte necessário aos nossos clientes e eles saíram satisfeitos. No momento estamos em fase de balanço e posteriormente lançaremos uma queima de estoque para o consumidor aproveitar”, afirma o gerente.
Hoje em dia, liquidação e promoção são dois atributos utilizados pelos lojistas, pois, segundo Roberto, é reflexo do que é esperado pelo consumidor. “A virada de ano sempre serve para grandes ofertas, no mês de janeiro as lojas encontram-se movimentadas devido à época da volta às aulas, que é um período planejado por muitas famílias”, comenta.
Período escolar
Janeiro e fevereiro são os meses em que as famílias tradicionalmente compram os materiais escolares dos seus filhos. Foi o caso da operadora de caixa Flávia França (foto), 25, que estava no centro comercial comprando, junto com sua filha de três anos, Lilian Sofia, os primeiros materiais escolares da vida da criança.Ela comenta ainda que os preços dos livros escolares estão sendo o maior vilão para o bolso dos pais. “Acredito que foi tudo mais barato, porque eu comprei tudo nas promoções do Natal. Vejo que os preços estão diferentes e para pior, percebi que fiz uma boa escolha em antecipar. O que mais pesou no bolso foram os livros escolares, são poucos porque a Sofia está iniciando, mas são caros e pesam no orçamento final”, disse Flávia França.
Diferentemente de Flávia, Leuza Barros, 46, e Valdirene Dias, 40, deixaram para comprar os materiais escolares dos seus filhos no início do mês. “Existem pequenas ofertas nesse início de ano, entretanto elas não são satisfatórias, o material escolar eu achei muito caro com relação ao ano passado e tende a aumentar cada vez mais”, disse Leuza Barros, que compra os materiais para sua filha Luzia, de sete anos.
“Já comprei tudo que ela quis, juntei meu dinheirinho e vim realizar as compras, a dica é sempre comprar antecipadamente, é o período que as coisas são mais baratas. Eu estou falando isso, mas estou comprando tardiamente, este não é o melhor período para realizar as compras”, afirma a dona de casa Valdirene Dias.
Para a gerente de uma loja de vestuário, Patrícia Tatiane Santos (foto), 27, as promoções, em conjunto com a divulgação nas redes sociais, são o maior atrativo para a clientela neste início de ano. “A expectativa é grande, estamos colocando diversas ofertas, fora a que temos anualmente, que são 10% nas compras à vista. A rede social é um forte que temos com os clientes de revenda, pois utilizamos sempre as fotos de lançamentos e destaques, nós convidamos os clientes a vir à loja, tiramos fotos deles e divulgamos”.
* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araújo.


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