Em Sergipe, 2.324 recebem carta da Receita para retificar IRPF 2019
O próprio contribuinte pode fazer correções no site do Fisco. Saiba como Economia | Por F5 News 21/10/2019 13h45 |A Receita Federal enviou cartas para 2.324 contribuintes em Sergipe avisando que a declaração de Imposto de Renda de 2019 tem “indícios de inconsistências”. A parcela faz parte de um total de 330 mil brasileiros que estão entre os destinatários do documento.
As cartas foram enviadas somente a contribuintes que podem se autorregularizar, isto é, contribuintes não intimados nem notificados pela Receita Federal. O objetivo é fazer com que os cidadãos acompanhem o processo das Declarações de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) e providenciem a correção — caso realmente haja erro nas informações enviadas ao Fisco.
Para consultar a situação da declaração apresentada, basta acessar o site Receita Federal, no serviço “Extrato da DIRPF”, utilizando código de acesso ou certificado digital. Quando a declaração está retida na malha fiscal, apresenta sempre a mensagem de “pendência”. Junto com a pendência, são fornecidas orientações de como regularizar a situação junto ao Fisco.
Caso o contribuinte não aproveite a oportunidade de se autorregularizar, poderá ser intimado formalmente para comprovação das divergências.
Após receber a intimação, não será mais possível corrigir a declaração e qualquer exigência de imposto pelo Fisco será acrescida de multa de, no mínimo, 75% do imposto que não foi pago pelo contribuinte, ou que foi pago em valor menor do que o devido.


Mais de 107 mil passageiros passaram pelo terminal durante o São João, impulsionando turismo e economia

Custo da alimentação e produtos de saúde caiu, enquanto habitação e vestuário pressionaram o índice

Revitalização e modernização do espaço serão fundamentais para atividades de descomissionamento e projeto Sergipe Águas Profundas

Através da plataforma, população tem acesso facilitado ao mercado de trabalho em diversas áreas e municípios do estado
