Empresários sergipanos descumprem determinação da Sefaz
Economia 11/08/2011 12h49 |Por Jaime Neto
Centenas de empresários sergipanos ainda não aderiram às modificações da Secretaria de Estado da Fazenda, que prevê a alteração de software de emissão de nota fiscal. Das 5.397, empresas do primeiro lote, que necessariamente deveriam ter feito a mudança até o dia 31 de julho, cerca de 35% ainda não realizaram a mudança. Os retardatários estão sujeitos às sanções por parte da Sefaz.
O Programa de Estímulo à Cidadania e Justiça Fiscal prevê que a partir da alteração, o cliente tenha seu CPF impresso juntamente com o cupom fiscal de sua compra. A ação tende a fechar o cerco quanto à sonegação, pois a mercadoria comprada passará a ser vinculada ao comprador (pessoa física ou jurídica). Segundo explicou o gerente de Comunicação e Marketing da Sefaz, Helber Andrade, a ação vai reduzir o índice de fraude em relação à emissão de notas fiscais por parte das empresas, pois facilitará o rastreamento, caso necessário, por parte da Sefaz.
“O cliente tem que pedir para que seu CPF seja incluso na nota fiscal, personalizando o registro de compra. Dessa forma poderá consultar suas comprara através da internet e a Sefaz poderá cruzar as informações entre o Fisco e as empresas, identificando casos de sonegação. As empresas do primeiro lote que não realizaram a alteração já estão passíveis de auditoria, podendo perder inclusive a inscrição estadual”, disse.
Em Sergipe existem ao todo 24.247 que obrigatoriamente passarão por esse processo de alteração de software até dezembro de 2011. As empresas do primeiro lote, mesmo com a data para a mudança expelida ainda poderão realizar a mudança.
Peça a nota fiscal
Para estimular o cliente, a Sefaz irá lançar em setembro um projeto que premiará em dinheiro o cliente que solicitar seu CPF impresso na nota fiscal. A partir de R$ 100 em compras, o cliente entrará no site da secretaria e emitirá cupons virtuais para concorrer aos prêmios em dinheiro.
Para denunciar as empresas que já deveriam incluir o CPF no cupom, mas que não o fazem, o cliente pode contatar a Ouvidoria Fazendária pelo telefone 0800-2847579 ou através do e-mail ouvidoria@sefaz.se.gov.br. O Procon poderá ser acionado também para resolver casos dessa natureza.


Instituição abriu protocolo para receber pedidos

Governo do Brasil conclui negociações para abertura de mercado para produtos nos Estados Unidos, Irã, Santa Lúcia e Uruguai

Fundat divuga diverssas vagas de emprego em Aracaju

No dia anterior, o dólar fechou em queda de 0,36%, cotado a R$ 5,443. Ibovespa, principal índice da B3, recuou 0,28%, aos 142,2 mil pontos

Números sorteados foram: 14 - 24 - 29 - 32 - 46 - 48