Fechamento de micro e pequenas empresas está isento de taxas na Jucese
Junta Comercial implantou medida, seguindo a Lei da Liberdade Econômica Economia | Por Agência Sergipe 28/09/2019 15h45 |Com o objetivo de facilitar ainda mais a vida dos empresários sergipanos, a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) isentará o pagamento de taxa para o fechamento de empresas do tipo jurídico Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) e Sociedade Limitada, que abrange a maioria dos negócios registrados na autarquia.
A partir de agora, ao dar entrada no processo de extinção de uma empresa do tipo Empresário, Eireli ou Limitada no Portal de Serviços Agiliza Sergipe (www.agiliza.se.gov.br), o sistema não emite mais a guia de pagamento.
Contudo, a Jucese ressalta que, a partir de 1º de outubro, para concluir a baixa no Portal Agiliza, será necessário ter o certificado digital e-CPF do empresário, diante da implantação da segunda etapa do projeto “Jucese 100% Digital” - registro de empresas totalmente online.
Liberdade econômica
O fim do pagamento da taxa faz parte do pacote de ações da Lei Nº 13.874/2019 - a Lei da Liberdade Econômica -, que atinge, substancialmente, o registro público de empresas e tem como objetivo diminuir a burocracia e simplificar o ambiente de negócios, principalmente entre as Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).
“Para os empresários, com certeza, trata-se de uma importante medida. No momento economicamente delicado em que vivemos, em vários casos, empresas encerram suas atividades, contudo, não fecham formalmente na Junta Comercial e em outros órgãos de registro, pois esbaram em questões burocráticas, além do pagamento de taxas”, afirma o presidente da Jucese, Marco Freitas.


Pesquisa aponta que área conta com 31,6 milhões postos de trabalho

Indústria expressou confiança na negociação liderada pelo governo

Entidades empresariais publicam nota contra taxação anuncia por Trump


Valor médio por metro quadrado no estado foi de R$ 1.621,37, apesar de alta acumulada no ano