Governo busca apoio de parlamentares para investimentos na Agricultura
Propostas incluem ações de apoio à citricultura e implantação de agroindústrias Economia | Por Agência Sergipe de Notícias 21/09/2019 10h31 - Atualizado em 21/09/2019 10h50 |Na busca por recursos para investir em ações de desenvolvimento da agricultura familiar e do agronegócio em Sergipe, a secretaria de Estado da Agricultura vem solicitando o apoio de parlamentares, através da apresentação das ações realizadas pela pasta e do seu Banco de Projetos. De janeiro a julho deste ano, a Seagri e empresas vinculadas [Emdagro, Cohidro e Pronese] lançaram um conjunto de 26 propostas no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv), totalizando uma demanda de investimentos de aproximadamente R$ 47 milhões.
Após estar no gabinete do senador Rogério Carvalho, ainda em Aracaju, o secretário de Estado da Agricultura, André Bomfim, foi recebido, em Brasília, pelo líder da bancada sergipana, Fábio Reis; e pelos também deputados federais João Daniel, Laércio Oliveira, Bosco Costa e Fábio Henrique; além dos senadores Alessandro Vieira e Maria do Carmo Alves. Satisfeito com a receptividade de todos, André revela que os parlamentares se puderam à disposição a contribuir com a Agricultura sergipana. “De forma unânime, os parlamentares demonstraram que reconhecem a importância do investimento na Agricultura no Estado e a necessidade da inserção de emendas para o fomento do setor. Saí bastante satisfeito e esperançoso, com a possibilidade de parcerias em prol do desenvolvimento da atividade agropecuária sergipana”, avaliou o gestor.
As propostas apresentadas pela Seagri incluem ações de apoio à citricultura, à implantação de agroindústrias, banco de sementes e manutenção dos perímetros irrigados, implantação de sistemas de abastecimento de água, além de propostas voltadas para a continuidade do Programa de Regularização Fundiária. De acordo com o secretário André Bomfim, são ações desencadeadas em todos os municípios do estado voltadas à promoção do desenvolvimento da agricultura, pecuária e pesca. “As propostas podem ser revertidas em Emendas Parlamentares, através dessa articulação que estamos fazendo com os nossos representantes em Brasília”, afirmou o secretário.
Segundo André Bomfim, antes de apresentar o Banco de Projetos, os parlamentares puderam conhecer as principais ações que vêm sendo desenvolvidas pelo governo de Sergipe para o fortalecimento das cadeias produtivas de agricultura, pecuária e pesca; acesso à terra e acesso à agua. “Entre elas, citamos o projeto Dom Távora, o programa de Distribuição de Sementes, o Garantia Safra, o programa de melhoramento genético por inseminação artificial em tempo fixo (IATF), as ações de assistência técnica, e de defesa sanitária animal e vegetal; a instalação do Fórum Permanente da Agricultura Sergipana e a reativação das Câmaras Técnicas no Conselho Estadual”, detalhou o secretário da Agricultura.
Bomfim revela, ainda, que há outros projetos em fase de elaboração pela Seagri, a exemplo do que contempla a modernização da estrutura física dos mercados de carnes e outros, nos municípios. “Diante da grave crise financeira pela qual passam Estado e municípios, dificultando a modernização de estruturas físicas da importância dos mercados municipais e feiras livres, estamos trabalhando para captar recursos federais para essa finalidade. A comercialização de carne bovina, suína, aves e outros alimentos oriundos da agropecuária é uma atividade que pesa na economia local e regional, ao gerar inúmeros empregos diretos e indiretos. A melhoria dessas estruturas é crucial para o desenvolvimento da atividade”, defende.
Outros projetos que estão em andamento dizem respeito à implementação de Casas Comunitárias de Sementes; e de fogões agroecológicos como tecnologia de convivência com o Semiárido; à construção de cisternas orientadas para a produção agropecuária; à aquisição de kits de mototriciclos para fortalecimento da citricultura; ao incentivo e suporte a Feiras Agropecuárias em Sergipe, por município; à aquisição de embarcações, tanques de resfriamento para armazenamento de leite; colheitadeira de arroz, entre outros veículos, tratores e equipamentos agrícolas, para apoiar o fortalecimento da agricultura de base familiar em Sergipe.


Pesquisa aponta que área conta com 31,6 milhões postos de trabalho

Indústria expressou confiança na negociação liderada pelo governo

Entidades empresariais publicam nota contra taxação anuncia por Trump


Valor médio por metro quadrado no estado foi de R$ 1.621,37, apesar de alta acumulada no ano