Jucese e Sefaz integram sistemas para facilitar registro de empresas | F5 News - Sergipe Atualizado

Jucese e Sefaz integram sistemas para facilitar registro de empresas
Economia 11/09/2017 19h26 |


Por F5 News

Abrir um negócio formal deve tornar-se menos burocrático em Sergipe a partir da integração do sistema da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) através do Portal Agiliza Sergipe, da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese). A solenidade de assinatura do convênio aconteceu na tarde desta segunda-feira (11), em Aracaju.

Com a entrada da Sefaz na Redesim, a solicitação da Inscrição Estadual de uma empresa será feita de forma simplificada pela internet. Ao ter a constituição do negócio aprovada pela Jucese, o usuário receberá automaticamente a Inscrição Estadual da Sefaz, nos casos em que a atividade principal incida no ICMS.

Para os demais casos, o Agiliza Sergipe apresentará um botão onde o contribuinte deverá solicitar a Inscrição. A baixa de empresas pela Fazenda e alterações cadastrais serão disponibilizadas em um segundo momento.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/SE), deputado federal Laércio Oliveira, destacou que a integração “dará mais agilidade na hora de abrir uma empresa, fomentando o empreendedorismo com a chancela digital para gerar mais empregos e movimentar a economia em nosso Estado”.

De acordo com a Junta Comercial, existem mais de 40 mil empresas ativas em Sergipe e a expectativa é de que esse número cresça a partir da facilitação dos processos empresariais, como enfatizou o vice-governador Belivaldo Chagas. “É trazer mais geração de emprego e renda através de empresas que possam se instalar no nosso estado", disse.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), José Augusto Carvalho, a simplificação do registro de empresas “contribuirá para a melhora do ambiente de negócios, alinhando-se ao planejamento estratégico do Estado”, na medida em que, vai aperfeiçoar o fluxo de informação e a tecnologia dos sistemas envolvidos.

Já estão integrados ao Agiliza Sergipe, a Junta Comercial, a Vigilância Sanitária Estadual e 38 Prefeituras (Setor de Tributos e Vigilância Sanitária Municipal).

Foto: F5 News

Mais Notícias de Economia
EBC
21/08/2025  15h37 Aracaju continua liderando capitais com a cesta básica mais barata do Brasil
Em julho, valor médio foi de R$ 568,52; alta anual chega a 8,44%, segundo levantamento do DIEESE e Conab
Ascom Sefaz
21/08/2025  12h30 Governo começa a transferir empréstimos antigos para app do consignado
Trabalhador poderá escolher outro banco por meio do celular
Ascom
21/08/2025  11h19 Fundat disponibiliza novas vagas de emprego para esta quinta (21)
Interessados precisam se cadastrar ou atualizar o currículo na sede da Fundat
Freepik
21/08/2025  11h18 Dólar e Bolsa oscilam forte com mensagens de Bolsonaro e evento do Fed
No dia anterior, o dólar fechou em queda de 0,48%, cotado a R$ 5,473. Ibovespa, principal índice da Bolsa, teve leve alta de 0,17% no pregão
Rovena Rosa/Agência Brasil
20/08/2025  15h12 Setor aéreo bate recorde com 11,6 milhões de passageiros em julho
Dados da Anac registram voos dentro do Brasil e vindos do exterior

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado