Mais de 21 mil aposentados sergipanos podem ficar sem o benefício | F5 News - Sergipe Atualizado

Mais de 21 mil aposentados sergipanos podem ficar sem o benefício
A prova de vida é obrigatória desde 2012 e busca combater fraudes ao INSS
Economia | Por F5 News 05/09/2019 19h30 - Atualizado em 06/09/2019 06h51 |


Dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apontam que 21.028 mil aposentados e pensionistas sergipanos não fizeram a Comprovação de Vida no mês de agosto e correm o risco de não receberem o benefício no mês de setembro. Em julho, 4.276 benefícios foram bloqueados no estado por falta da prova de vida.

Além da prova de vida, o beneficiário deve fazer também a renovação de senha. “Esse é mais um critério que visa principalmente a segurança do beneficiário, e deve ser feito na agência bancária durante a prova de vida”, explicou o gerente do INSS em Sergipe, Raimundo Brito, em entrevista à TV Atalaia.

A prova de vida, estabelecida em 2011, tem como principal objetivo dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, pois evita pagamentos indevidos de benefícios e fraudes. Deve ser feita através da rede bancária, dentro do período de 12 meses. Quem não fizer no final de 12 meses da última comprovação terá seu pagamento interrompido. Após seis meses sem comprovação de vida o benefício é cessado.

Como fazer a prova de vida?

Para fazer a comprovação, o aposentado ou pensionista deve ir diretamente ao banco em que recebe o benefício e apresentar um documento de identificação com foto, de acordo com o cronograma do banco, que pode ser no aniversário do beneficiário ou do benefício.

resolução 677/2019 do INSS estabelece que os segurados com idade igual ou superior a 60 anos poderão agendar para serem atendidos em uma das agências do órgão. Já os segurados acima de 80 anos e beneficiários com dificuldades de locomoção podem agendar para que um servidor do INSS vá a residência ou outro local em que estiverem, para que seja realizado o procedimento. O agendamento pode ser feito pela Central de Atendimento 135 e pelo Meu INSS ou outros canais a serem disponibilizados pelo Instituto.

No caso de pessoas com dificuldade de locomoção, o agendamento da visita de um servidor para o procedimento deve ser feito perante apresentação de atestado médico ou declaração emitida pelo hospital em uma das agências, com agendamento prévio (telefone 135 ou Meu INSS).

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