Mesmo sem réveillon, hotéis terão boa taxa de ocupação em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Mesmo sem réveillon, hotéis terão boa taxa de ocupação em Aracaju
Economia 29/12/2016 13h07 - Atualizado em 29/12/2016 14h11 |


Por Fernanda Araujo

Este ano não haverá festa de réveillon na Orla de Atalaia, o que era um potencial turístico atrativo para o litoral de Aracaju (SE). Mesmo assim o setor hoteleiro antevê uma  boa taxa de ocupação, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH).

Durante os dois dias do fim de ano, 30 e 31, a ocupação nos hotéis deverá se situar numa média de 90%, de acordo com o vice-presidente da ABIH, Paulo Viana. O número é inferior ao mesmo período em 2015, ano bastante complexo na economia do país, porém é considerado ótimo na avaliação da associação.

Os empresários tiveram que tomar certas medidas para conseguir ocupar os quartos dos hotéis na virada do ano. “Reduziram o pacote, estão aceitando até uma, duas diárias, não tem mais pacote como havia nos anos anteriores. As tarifas também foram reduzidas, e aqueles que tiveram condições fizeram grande esforço eestao  fazendo seu réveillon no próprio hotel”, explica Paulo Viana.

No entanto, a expectativa da ocupação deste ano, segundo Viana, não demonstra a realidade do turismo em Sergipe. “Esses dois dias são uma data em que as pessoas viajam, circulam, mas mesmo assim é inferior ao ano passado. Historicamente nós trabalhávamos 98%, 100%, isso é comum, mas esse ano infelizmente não foi assim”, diz.

Para a associação, diversos fatores contribuíram para a redução, entre eles o momento econômico do país e, mais uma vez, a falta de divulgação do destino pelo poder público do Estado.

“Governo e prefeituras não têm divulgado a contento o destino. A divulgação tem que ser permanente. A hotelaria tem feito o seu papel, através da ABIH, com parcerias, mas é insuficiente para que possamos concorrer com outros estados do Nordeste, onde, além da iniciativa privada, o poder público também participa permanentemente”, ressalta Paulo Viana.

O vice-presidente compara os materiais de divulgação de capitais nordestinas de maior procura entre os turistas, como Salvador, Recife, Maceió e João Pessoa que influenciam o turismo. Segundo ele, a divulgação antecipada da programação das festas faz toda a diferença,  e para o empresário isso deve ser feito também pelo Estado, Município e União.

“As nossas programações (quando existem) não são divulgadas com a devida antecedência e se não encontra nenhum material de divulgação fica difícil para o turista decidir pelo estado”.

Da mesma forma, a ABIH lamenta que este ano não aconteça a festa de fim de ano na Orla; o trade turístico se preocupa com a imagem que Aracaju vai passar aos turistas, que este ano não viram a decoração de Natal e nem verão a queima de fogos.

Importância do turismo

O vice-presidente da entidade acrescenta que o setor de hotelaria é um dos 52 segmentos da economia que integram o trade turístico privado, mas é o que menos se beneficia com o turismo, que envolve desde o vendedor ambulante até o vendedor de passagens de companhias aéreas, terrestres, taxistas, donos de restaurantes, bares, posto de gasolina, artesanatos e etc.

“O turismo, pela amplitude que atinge, é um dos segmentos que pode dar a sua contribuição na geração de emprego e renda, e proporcionar a arrecadação de impostos para o setor público. Não é somente a hotelaria que é beneficiada, a grande maioria não frequenta os hotéis, muitos alugam casa, vão para casa de amigos, parentes. É importante que a sociedade tenha a compreensão que o investimento em turismo é importante e fundamental para todos”, completa.

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