Procura por táxis volta a crescer em Aracaju, aponta Sintax
Principal causa são os constantes cancelamentos no transporte por aplicativo Economia | Por Laís de Melo 09/11/2021 12h35 - Atualizado em 09/11/2021 13h26 |Os cancelamentos de corridas por parte dos motoristas de transporte por aplicativo permanecem e estão cada vez mais constantes em Aracaju. Usuários não param de denunciar situações desse tipo. Recentemente, uma turista da Bahia, que se identificou como Mariana Cardoso, relatou ao F5News que esperou mais de 25 minutos para conseguir um veículo que não cancelasse a solicitação na capital.
“Eu precisei implorar para a motorista não cancelar. Estava chovendo. Eu precisava voltar para casa. Mas não teve jeito. Ela cancelou. Depois de quase 30 minutos foi que eu consegui um abençoado”, disse a jovem.
Com o tempo de espera muito maior do que o proposto pela dinâmica dos aplicativos, e a “dor de cabeça” por ter tantas chamadas recusadas, muitos usuários estão desistindo e optando pelos táxis convencionais, aqueles onde o valor da corrida é calculado por bandeira tarifária, legalizada. De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Táxis em Sergipe (Sintax), José Airton dos Santos, a demanda pelo serviço desses profissionais tem aumentado nos últimos meses.
“Por causa dessa queda no serviço dos motoristas por aplicativo, o taxista tem sido mais solicitado. E as pessoas estão constatando que o preço do táxi não é tão diferente, como dizem. Estamos tendo uma recuperação, sim. E as pessoas também procuram os táxis por questões de segurança, porque o taxista é um profissional qualificado. O transporte é seguro”, disse Airton.
No ponto de táxi localizado na porta de um supermercado na avenida Gonçalo Prado Rollemberg, no bairro São José, o taxista Nelson da Silva aguardava o próximo passageiro por volta das 11h da manhã desta terça-feira (9). Profissionalmente no volante há mais de 20 anos, ele confirma que atualmente a procura pelo serviço tem aumentado em Aracaju, e já escutou de passageiros a reclamação sobre os cancelamentos nos transportes por aplicativo.“É, o pessoal está comentando que muitas vezes não consegue pedir um carro desse, por aplicativo, e assim estão preferindo pegar táxi. Às vezes não podem esperar, precisam do serviço logo. Está aumentando a procura. E com a reabertura do comércio em Aracaju, tudo voltando ao normal, também estamos tendo mais demanda”, relatou Nelson ao F5News.
O vice-presidente do Sintax reitera que os taxistas também trabalham por meio de aplicativo de celular. “O taxista sempre atendeu também por aplicativo. Muita gente diz que o taxista tem que se modernizar. Mas ninguém se reinventa, as pessoas se adaptam ao sistema, desde que seja legal. Então, o taxista trabalha com aplicativo. Tivemos uma queda muito grande por conta da pandemia e também por causa dessa invasão desleal que aconteceu e está no nosso município", diz José Airton dos Santos. Ele reforça, porém, a tendência favorável no setor: "tem tido uma recuperação, sim, os taxistas têm sido procurados pelas pessoas”.





