Retomada de exportação de grãos no Porto de Sergipe ampliará agronegócio | F5 News - Sergipe Atualizado

Retomada de exportação de grãos no Porto de Sergipe ampliará agronegócio
Previsão é de que 90 mil toneladas de farelo de soja sejam exportados via TMIB
Economia | Por Laís de Melo 21/05/2021 10h48 - Atualizado em 21/05/2021 12h04 |


O agronegócio em Sergipe está em expansão com o retorno das embarcações de grãos no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), localizado no município da Barra dos Coqueiros (SE). De acordo com a empresa VLI, que opera o terminal, a previsão é de que 90 mil toneladas de farelo de soja sejam destinados à exportação pelo TMIB, e os embarques referentes a este fluxo já tiveram início no mês de maio, seguindo até julho deste ano. 

De acordo com as informações da VLI ao F5 News, a retomada da exportação no Terminal Marítimo Inácio Barbosa beneficiará toda a cadeia produtiva de Sergipe e do Nordeste Brasileiro, além de dar maior visibilidade para as empresas sergipanas que atuam no mercado de fertilizantes. Com terminais de transbordo e armazéns conectados, o TMIB é responsável pela movimentação de insumos siderúrgicos e minérios, e agora possibilitará a recepção, armazenamento e embarque dos fluxos do agronegócio.

“A expansão dos serviços prestados pela VLI aumenta a arrecadação do município de Barra dos Coqueiros e também do Estado. O fluxo logístico entre a fazenda e o Porto possibilita alavancar toda uma cadeia que apoia o transporte entre origem e destino”, destaca a Comunicação da empresa. 

Ao F5 News, o secretário José Augusto Carvalho, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), analisou que a exportação de farelo de soja vindo da região conhecida como “Matopiba” – por integrar os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – amplia a visibilidade do Terminal Marítimo Inácio Barbosa. “O nosso porto passa a ser visto, já na prática, como um canal de escoamento de produções em vários segmentos para o mercado exterior. Os armadores passam a ter olhos para ele”, disse ao portal. 

“O nosso porto passa a ser visto, já na prática, como um canal de escoamento de produções em vários segmentos para o mercado exterior. Os armadores passam a ter olhos para ele”, disse o secretário ao F5 News. 

Ele antecipou que há contrato em fase adiantada visando a exportação de minério de ferro, da Bahia para o exterior. E lembrou que recentemente a Usina São José do Pinheiro exportou açúcar via Porto de Sergipe, assim como a Votorantim também já enviou cimento produzido em sua planta fabril no município de Laranjeiras para o estado do Pará.

José Augusto Carvalho destacou ainda ao F5 News que a maior movimentação comercial via Porto de Sergipe alimenta toda uma cadeia econômica paralela à atividade em si, razão pela qual esse contrato de exportação do farelo de soja é encarado como uma “vitória significativa''.

TMIB

Em 2020, foram movimentadas 763,28 mil toneladas no TMIB, ante 578,71 mil toneladas em 2018, um aumento de 31,8% no período. Ao todo, nos últimos cinco anos, 3,31 milhões de toneladas foram embarcadas no terminal. 


 

 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
Divulgação/Acese
17/07/2025  17h11 3º Almoço com Negócios da Acese acontece no dia 24 de julho
Washington Costa/MF
17/07/2025  16h30 IFI: desempenho fiscal melhora no semestre, mas cenário de 2026 preocupa
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
17/07/2025  14h39 Ipea: mais ricos deveriam pagar 14% para igualar à classe média
Freepik
17/07/2025  11h14 Dólar sobe e Bolsa cai com tarifas de Trump e decisão do STF sobre IOF
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
16/07/2025  19h30 Aposentados têm até 14 de novembro para aderir ao plano de devolução

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado