Sebrae reúne pecuaristas sergipanos para apresentar Sistema Voisin | F5 News - Sergipe Atualizado

Sebrae reúne pecuaristas sergipanos para apresentar Sistema Voisin
Sistema propõe recuperar a relação do produtor com animais, pastagem e solo
Economia | Por Saullo Hipolito 01/10/2019 09h45 - Atualizado em 02/10/2019 16h23 |


Com o objetivo de apresentar aos pecuaristas de Sergipe novos fundamentos em manejos de pastagem em forma de rotação (pastoreio rotativo), o Sebrae Sergipe realiza um evento em sua sede, durante toda essa manhã, reunindo diversos trabalhadores da pecuária do estado e o engenheiro agrônomo André Sorio, que também é consultor internacional em intensificação pecuária à base de pasto.

Essa técnica, de baixo custo e alta eficiência, é denominada Sistema Voisin ou Pastoreio Racional Voisin, cujo objetivo é recuperar a relação estreita do produtor com seus animais, pastagem e solo. A aplicação do método é considerada simples pelo engenheiro e vai desde empresas rurais mais estruturadas até pequenos produtores familiares.

"A ideia é permitir que o pasto se comporte como ele se comporta na natureza, tendo períodos de ocupação bastante intensos e descansos mais longos, permitindo que se produza o máximo de pasto, conforme o potencial de cada lugar, e naturalmente essa quantidade de carne ou leite de acordo com o objetivo produtivo de cada propriedade", afirmou André Sorio.

Existente há mais de 70 anos, o sistema tem sido implantado em todo o mundo, segundo o engenheiro agrônomo. No Brasil, dados apontam que o método foi implementado há cerca de 55 anos e, para os especialistas, Sergipe é um estado com potencial para a aplicação.

"O principal impacto é que as pessoas vão produzir mais pasto e consequentemente mais gado na área. Como resultado direto, temos uma produção maior de carne e/ou leite por hectare", salientou André.

Esse evento deu a oportunidade para que muitos pecuaristas interessados pudessem conhecer o método e, a partir disso, plantar uma semente que pode se espalhar por todo o estado.

"O objetivo é adquirir novos conhecimentos, observar novas técnicas e, assim, melhorar a pecuária em Sergipe, porque no dia-a-dia a atividade não permite que a gente se acomode, temos que buscar sempre novidades e a espectativa é que nessa palestra a gente procure mais alguns subsídios para agregar nossos conhecimentos e melhorar a produtividade que tem que ser constantemente monitorada, caso contrário o lucro não chega", disse o pecuarista de Salgado Gilvan Apolônio.

O evento acontece até às 12h, com um intervalo, e retorno para demonstração prática do sistema em uma propriedade rural dentro de Aracaju.

Mais Notícias de Economia
Freepik
15/07/2025  11h49 Dólar recua com tarifaço de Trump, inflação nos EUA e PIB da China
Na véspera, o dólar fechou em alta de 0,65%, cotado a R$ 5,584. Ibovespa, principal índice da Bolsa, caiu 0,65%, aos 135,2 mil pontos
Agência Gov | Via MTur
15/07/2025  09h11 Número de turistas estrangeiros no Brasil cresce no 1º trimestre, diz ONU
Números mostram que desempenho do Brasil supera o de países da América Latina e Caribe
 Rafa Neddermeyer / Agência Brasi
15/07/2025  09h00 Produtores brasileiros começam a sentir efeitos da taxação dos EUA
Setores de pescados e cítricos apontam primeiros impactos de medidas
Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
15/07/2025  07h27 Lula regulamenta a Lei de Reciprocidade Comercial
Decreto permite governo responder ao tarifaço dos EUA
Max Carlos/Setur
14/07/2025  17h29 Movimento no Aeroporto de Aracaju cresce 14,8% durante os festejos juninos
Mais de 107 mil passageiros passaram pelo terminal durante o São João, impulsionando turismo e economia

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado