Sergipe x Botafogo: tudo que você precisa saber sobre o duelo
O confronto marca a estreia das equipes na primeira fase da Copa do Brasil Esporte | Por Emerson Esteves 02/03/2023 09h54 |Chegou o tão esperado dia. Na noite desta quinta-feira (2), às 20h, na Arena Batistão, Sergipe e Botafogo medem forças em duelo válido pela primeira fase da Copa do Brasil.
Como o confronto é eliminatório, apenas a vitória garante o Gipão na próxima fase da competição nacional. Já o Fogão joga pelo empate, por estar melhor posicionado no ranking da CBF.
A expectativa é de grande público no principal palco do futebol sergipano.
Caso o Colorado avance, receberá o "Pix" da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no valor de R$ 900 mil.
Em caso de classificação, o Gipão enfrentará o vencedor da disputa entre Athletic Club (MG) e Brasiliense (DF).
Como chega o Sergipe
O Colorado está em boa na fase na temporada. O clube vem de vitória no Campeonato Sergipano, quando derrotou o Itabaiana por 2 a 1 no Clássico da Paz.
No Estadual, o Sergipe está na quarta colocação, com 16 pontos, dois a menos que o líder Confiança. O Gipão chega para as últimas duas rodadas disputando uma vaga nas semifinais.
Na Copa do Nordeste, o torcedor do Colorado não tem do que reclamar. O clube chegou a liderar o grupo B e atualmente está na 4ª posição com 7 pontos, três a menos que o líder Ceará.
Para a partida, o técnico Rafael Jaques não tem nenhum desfalque e deve mandar a campo a base do time que tem disputado os últimos jogos.
Na Arena Batistão, o Sergipe disputou sete partidas em 2023 e soma seis vitórias e apenas uma derrota - esta, inclusive, quando não era o mandante.
Além disso, o Gipão ostenta a melhor defesa do Estadual e da Copa do Nordeste. Sofreu apenas 2 e 3 gols respectivamente.
Provável escalação: Dida, Augusto Potiguar, Pablo, André Penalva e Ian; Diego Aragão, Fabiano e Wescley; Ronan, Afonso e Igor Bahia. Técnico: Rafael Jaques.
Como chega o Botafogo
O Fogão chega pressionado para a parida. O alvinegro vem de duas derrotas consecutivas, uma delas no clássico diante do Flamengo. O clube carioca tem um importante desfaque para o confronto.
O atacante Tiquinho Soares foi suspenso preventivamente pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) e está fora da partida. A expectativa é que o garoto Matheus Nascimento ocupe sua vaga no comando do ataque.
O técnico português Luís Castro terá a disposição os jogadores Adryelson e Rafael (suspensos contra o Flamengo) e o zagueiro Philipe Sampaio, que volta de lesão.
No Campeonato Carioca, o Botafogo é o 5º colocado. Na última rodada, a Estrela Solitária com a derrota diante do Flamengo foi ultrapassado pelo Volta Redonda, e neste momento estaria fora das semifinais.
Provável escalação: Lucas Perri; Rafael, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Marlon Freitas e Gabriel Pires; Lucas Piazon, Matheus Nascimento e Victor Sá – Técnico: Luís Castro.
Retrospecto histórico
O Sergipe nunca venceu o Botafogo em confrontos oficiais. Em seis jogos, foram seis vitórias do Fogão.
O primeiro confronto das equipes foi em 1972 e terminou com vitória do Botafogo por 1 a 0. Desde então, foram cinco confrontos, com cinco vitórias da Estrela Solitária.
O último jogo entre as equipes foi em 2001, em duelo pela primeira fase Copa do Brasil. Os cariocas saíram vencedores pelo placar de 2 a 1 no jogo da volta e já haviam vencido na ida pelo placar de 3 a 2.
O histórico de confrontos em Aracaju também não é positivo para o Sergipe. Foram três confrontos, com três triunfos da Estrela Solitária. O Botafogo marcou 10 gols e o Sergipe 4.
Ficha de jogo
Estádio: Arena Batistão
Horário: 20h
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
Ingressos: FutebolCard.com
Onde assistir: SporTV, Premiere e Globoplay+Canais





