Agosto Dourado: mês de ouro para celebrar, incentivar e proteger o ato de amamentar
Campanha reforça a importância da amamentação para a saúde de mães e bebês Blogs e Colunas | Saúde em Dia 13/08/2025 16h45 - Atualizado em 13/08/2025 16h49O mês de agosto chegou com um brilho especial: o Agosto Dourado, campanha que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada representa o padrão ouro de qualidade do leite materno, que é o alimento mais completo e essencial para o desenvolvimento saudável dos bebês.
Mais do que um ato de nutrição, a amamentação é um gesto de amor, proteção e vínculo. De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano Marly Sarney, Bárbara Reis, amamentar reduz a mortalidade infantil, fortalece o vínculo entre mãe e filho, auxilia no desenvolvimento cognitivo e emocional, melhora a imunidade do bebê e ainda previne diversas doenças, tanto na infância quanto na vida adulta.
“O leite materno deve ser exclusivo até os seis meses. Após esse período, a mãe pode iniciar a introdução alimentar e manter o aleitamento até os dois anos de idade”, orienta Bárbara.
Além de nutritivo, o leite materno é uma verdadeira vacina natural. Ele protege contra infecções respiratórias, diarreias, alergias e, no longo prazo, reduz o risco de doenças como obesidade, diabetes e hipertensão.
Ações que acolhem e fortalecem
Durante todo o mês, o Banco de Leite Humano Marly Sarney, vinculado à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), promoverá diversas atividades educativas e de conscientização. Um dos destaques é o Mamaço: Bota a criança para mamar, agendado para o dia 11 de agosto, reunindo mães, bebês e profissionais da saúde em um momento simbólico e emocionante de valorização do aleitamento materno.
Também estão previstas palestras, ações em Unidades Básicas de Saúde de Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro, além de uma programação especial no Ipesaúde. “Nosso objetivo é incentivar tanto as puérperas quanto as equipes multiprofissionais e os recém-nascidos que estão internados nas UTINs”, reforça Bárbara.
Aracaju abraça a causa
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensificará durante o mês as ações em todas as Unidades de Saúde da Família (USF). Gestantes, puérperas e suas redes de apoio participarão de atividades como rodas de conversa e oficinas com temas envolventes e esclarecedores:
• Aleitamento materno: o primeiro vínculo de amor
• Toda mãe pode ter dificuldade para amamentar, mas nenhuma precisa passar por isso sozinha
• Mitos e verdades sobre o aleitamento materno
Essas ações serão conduzidas com escuta qualificada e acolhimento humanizado, garantindo que cada mulher se sinta apoiada nessa jornada. “O leite materno é um alimento completo, vivo, que protege contra infecções, reduz o risco de doenças crônicas e fortalece o vínculo entre mãe e filho”, destaca a pediatra Daniele Moisés, assessora técnica da linha de cuidado da criança e do adolescente da SMS.
Todos juntos pela amamentação
Para Bárbara Reis, o sucesso da campanha depende também da dedicação dos profissionais de saúde: “Sabemos que é um trabalho de formiguinha, mas é essencial que todos se envolvam. Precisamos conhecer os desafios da amamentação, entender os aspectos físicos e emocionais, para oferecer apoio técnico e acolhimento real às mães”, afirma.
O Agosto Dourado é um convite à reflexão e à ação. Incentivar a amamentação é cuidar do futuro, proteger vidas e fortalecer laços. Que esse mês sirva como um lembrete de que toda mãe merece apoio — e todo bebê merece o melhor começo de vida.







André Carvalho é jornalista há mais de 20 anos. Formado pela Universidade Tiradentes (Unit), possui especialização em Marketing pela Faculdade de Negócios de Sergipe (Fanese). Foi apresentador de programa de rádio e televisão, e atuou como assessor de comunicação de vários órgãos públicos e secretarias municipais e estaduais. Atualmente, é editor do Caderno Saúde em Dia.
E-mail: jornalistaandrecarvalho@gmail.com
O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.
