Alese aprova revogação da Lei que obriga uso de máscara em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Covid-19
Alese aprova revogação da Lei que obriga uso de máscara em Sergipe
A flexibilização será discutida em reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19
Política | Por F5 News 22/03/2022 15h31 - Atualizado em 22/03/2022 15h42 |


A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou, nesta terça-feira (22), a revogação da Lei que obriga o uso de máscara de proteção facial em decorrência da pandemia da covid-19. A proposta do Executivo recebeu o voto favorável da ampla maioria dos deputados estaduais. 

Para que tenha validade, a flexibilização ainda precisa ser discutida pelo Comitê Técnico Científico de Enfrentamento à Covid-19, que vai deliberar as condições para que o item deixe de ser usado no estado. A próxima reunião está agendada para a quinta-feira (24).

Está na hora de deixar de usar máscara em Sergipe? veja opinião de especialistas

Desde agosto de 2020, foi aprovada a Lei Estadual 8.726/2020, para multar quem não fizer o uso de máscaras de proteção facial em espaços públicos.

A lei foi aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe e sancionada pelo governador Belivaldo Chagas, para a aplicação de multa no valor de R$ 80 para quem fosse flagrado sem a máscara, mas a sanção não chegou a ser aplicada.

Deputados 

Em discurso na tribuna da Alese, o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) defendeu a utilização das máscaras como facultativo. “Na minha visão o Comitê Cientifíco não vai ter força para aplicar multa ou outras sanções para quem não realizar o uso da máscara. Peço a população que continue tomando todos os cuidados necessário e se vacinando”, disse.

Já o deputado Francisco Gualberto (PSD) defendeu a continuidade da utilização obrigatório da máscara de proteção. “Eu não acredito que retirar as máscaras vai ajudar a combater a pandemia. Por isso, eu espero que o Comitê Científico do Estado de Sergipe se posicione. Estamos vendo países como China e Alemanha retroagirem e contabilizarem o aumento número de pessoas infectadas com a Covid-19”, declarou.

O deputado Rodrigo Valadares (PTB) defendeu o fim da obrigatoriedade o uso da máscara. “Achava que o projeto seria semelhante ao que está acontecendo no Distrito Federal, São Paulo entre outros estados liberando o uso das máscaras. A gente sabe que a pandemia causou muitas mortes, mas nós achamos que precisamos seguir e países mais desenvolvidos como a Inglaterra já estão retirando essa obrigatoriedade do uso da máscara”, afirmou o parlamentar.

O deputado Vanderbal Marinho (PSC) defendeu a utilização das máscaras mesmo com a queda do número de casos de Covid-19.  “Ainda estamos numa pandemia e a utilização de máscara além da vacinação são medidas de prevenção muito eficientes", pontuou.

 

Mais Notícias de Política
Montagem F5 News
21/08/2025  15h00 Vereadores de Aracaju divergem em debate sobre operação contra Silas Malafaia
Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados - Fonte: Agência Câmara de Notícias
21/08/2025  13h30 Saiba mais sobre o projeto de combate à exploração de crianças em redes sociais
Agência Brasil
21/08/2025  09h32 Câmara aprova projeto contra adultização de crianças nas redes sociais
reprodução/redes sociais
20/08/2025  22h30 “Eu sou um líder religioso, não sou bandido”, diz Malafaia
Reinaldo Moura/Secom
20/08/2025  15h36 Emília afirma que ainda não há consenso sobre licitação do transporte

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado