“Dutra driblou lei para dar dinheiro da Petrobras a Prefeituras do PT” | F5 News - Sergipe Atualizado

“Dutra driblou lei para dar dinheiro da Petrobras a Prefeituras do PT”
“Para fugir às licitações, arranjou uma triangulação com uma ONG”
Política 10/08/2012 08h15 |


Por Joedson Telles

Com o título “O outro general Dutra”, o jornalista Sebastião Nery assina um artigo postado no site www.tribunadaimprensa.com.br, datado da última quinta-feira, dia 9, denunciando que o ex-senador por Sergipe, o petista José Eduardo Dutra, a quem ele se refere como “o general Dutra”, só pensava numa coisa: eleger-se senador em 2006. Segundo o jornalista, na mesma época, ele presidia a Petrobras, e fez da estatal um escritório eleitoral . Nery escreve que Dutra driblou a lei e os regulamentos da Petrobras para dar dinheiro às Prefeituras  de Aracaju e Japaratuba, cujos prefeitos eram do PT - Marcelo Déda e Padre Gerard, respectivamente.

“Para fugir à exigência legal de fazer licitações em toda obra pública, arranjou uma triangulação com uma ONG baiana, a “Colméia”, que recebe o dinheiro, fica responsável pelas obras e repassa para duas empreiteiras também baianas, a Atenco e a Ceman, sem nenhum controle. O (então) deputado Gilmar Carvalho e o (então) vereador Marcelo Bomfim reagiram, denunciaram, mas o “general” Dutra não voltou atrás e continuou com a ilegalidade, como se a Petrobras fosse dele e não da Nação. Não adiantou nada. Sua candidatura a senador naufragou, e ele hoje é diretor corporativo da Petrobras, onde exerce sua principal especialidade – não fazer nada”, escreve o jornalista Sebastião Nery.

O jornalista da Tribuna da Internet usa o termo general em alusão ao Dutra que presidiu a Petrobras  nos anos 2003 e 2004. “Agia como um prepotente general de 64. Não dava bom dia ao porteiro nem boa noite ao motorista.  Mas isso era problema dele. Cada um é como quer. Ninguém tem nada com isso. O que todos temos é com a maneira como ele presidia a Petrobras, o segundo nome de Brasil, empresa símbolo da alma e da soberania nacional”, escreve.

A julgar pelo que posta no seu Twitter, o ex-senador José Eduardo Dutra não deu a mínima para o que escreveu o jornalista Sebastião Nery. Desde que o artigo foi postado, Dutra postou alguns comentários no micro blog, mas nenhum se referindo ao assunto. O último, por exemplo, até esta matéria ser postada, tem como foco o futebol. “E o Botafogo conseguiu ser o único carioca a não vencer nessa rodada . Como diz o Cadinho ‘tofu tô eu’”, postou, há 8 horas.

Mais Notícias de Política
 Vinicius Schmidt/Metrópoles
15/08/2025  14h33 Motta envia ao Conselho de Ética pedidos de cassação de Eduardo
No total, foram quatro representações: três do PT e uma do PSol
Luanna Pinheiro / CMA
15/08/2025  11h14 Câmara de Aracaju marca reuniões das CPIs da SMTT e do Natal Iluminado
Encontros acontecerão na próxima segunda (18) e na quarta-feira (13)
Luana Pinheiro/CMA
13/08/2025  14h49 Câmara de Aracaju define membros das CPIs da SMTT e do Natal Iluminado
Investigações apuram uso de recursos de multas de trânsito e da COSIP
Carlos Moura/Agência Senado - Fonte: Agência Senado
13/08/2025  10h49 Aprovado programa de incentivo a servidores do INSS para reduzir filas
Zenaide foi a relatora da MP, aprovou emendas para aumentar a transparência do programa
Assessoria de Comunicação
13/08/2025  07h30 Laércio Oliveira cobra destrave de investimentos e segurança energética em Sergipe
Parlamentar defendeu que as regras de redução de custos e acesso ao gás natural sejam abrangentes

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado