Ex-senador Antônio Carlos Valadares é submetido a cirurgia no Sírio Libanês
O político sergipano foi ao hospital em São Paulo para fazer exames de rotina Política | Por F5 News 23/12/2021 17h37 |O ex-senador Antônio Carlos Valadares, 78 anos, passou por uma cirurgia de emergência no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Conforme boletim médico desta sexta-feira (23), o seu quadro clínico é considerado estável. A informação foi confirmada pelo JLPolítica.
O ex-deputado Valadares Filho confirmou a internação do pai e disse que ele buscou a unidade de saúde para realizar exames, mas foram diagnosticados quatro entupimentos em artérias do coração.
"A cirurgia foi finalizada com sucesso. Neste momento, o ex-senador Valadares encontra-se em um quarto na Unidade Semi-intensiva do Sírio-Libanês, com ótima evolução clínica", disse o filho.
O procedimento foi realizado com a participação dos médicos Fabrício Anjos de Andrade (cardiologista clínico), André Paixão e Eduardo Ferreira (cardiologistas intervencionistas), sobre a coordenação do médico Fábio Jatene.
O entupimento das artérias é conhecido no meio médico como aterosclerose, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).
O quadro consiste no depósito de cálcio, gordura e outros elementos na parede das artérias. Esse processo é responsável por reduzir o calibre dos vasos e danificar a irrigação sanguínea para os tecidos.
Por ser considerada uma doença sistêmica, a aterosclerose acomete diversas artérias do organismo. Dessa maneira, o quadro clínico de cada paciente estará relacionado à artéria que estiver mais obstruída.





