MPE requer condenação de ex-prefeito de Macambira | F5 News - Sergipe Atualizado

MPE requer condenação de ex-prefeito de Macambira
Política 20/10/2011 16h35 |


 

Por Marcos Rodrigues

O Ministério Público Estadual (MPE-SE) requereu a condenação do ex-prefeito de Macambira, Fabiano Santos Alves, por ato de improbidade administrativa. Foi comprovado, no curso da instrução processual, que o ex-gestor realizou pagamento de passivo trabalhista com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

 F5 News entrou em contato com o ex-prefeito para entender melhor o caso. Segundo Fabiano, a ação é resultante de um pagamento conquistado pelos professores da rede municipal. Segundo ele, esse pagamento originou-se de dívidas em administrações anteriores. “Segundo a assessoria jurídica da prefeitura, não haveria problema”, explica, afirmando que “a Justiça também emitiu um parecer na época, confirmando a possibilidade de uso do dinheiro”.

O Sintese também se pronunciou. Segundo a educadora Maria São Pedro de Jesus Siqueira, Pedrinha, como é conhecida, “foi o Sintese que realizou a denúncia”. Ela afirma que, na época, o sindicato havia entrado com uma ação para o recebimento de encargos de uma administração anterior, que tinha como prefeito o antecessor do ex-prefeito Fabiano Alves, Carivaldo Souza.

Pedrinha explica que recursos do FUNDEB não poderiam ter sido utilizados para o pagamento da dívida, por tratar-se de verba de um ano (2005) para pagar os encargos da administração anterior (cinco anos anteriores), na gestão de Carivaldo Souza. "A verba é destinada a encargos e pagamentos de funcionários relacionados ao ano em que ela é liberada. Para isso a Prefeitura deveria usar recursos próprios”.

Fabiano Alves entrou com recurso jurídico assim que foi notificado. Em relação aos professores do município, na época eles também conquistaram o Plano de Carreira e o Estatuto. A ação foi movida em razão do pagamento realizado no exercício financeiro de 2005 e referente aos cinco anos anteriores, de passivo trabalhista reconhecido por sentença judicial dos professores da educação básica com recursos próprios do FUNDEB.

Mais Notícias de Política
Assessoria de Comunicação
20/08/2025  07h37 Laércio Oliveira avalia criação da federação União Progressista e destaca fortalecimento político
China Tom
19/08/2025  16h16 CPI do Natal Iluminado inicia investigando R$ 10 milhões de decoração em Aracaju
Câmara aprova quatro requerimentos para obter documentos e informações de Emsurb, Setur, Semfaz e CGM sobre contrato de 2024
Luanna Pinheiro/CMA
18/08/2025  17h14 CPI da SMTT inicia investigação sobre R$ 135 milhões em multas de trânsito
Seis requerimentos foram aprovados para detalhar arrecadação, destinação e fiscalização dos recursos entre 2017 e 2024
Divulgação
18/08/2025  10h52 TRE mantém posse do prefeito eleito de Capela até decisão final do TSE
O processo teve início durante o pleito de 2024
Marcelo Camargo/Agência Brasil
17/08/2025  09h59 “Adultização”: entenda projeto que pode ter urgência votada na Câmara
Projeto de Lei nº 2.628/2022 prevê que as plataformas devem garantir a proteção de crianças e adolescentes

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado