Representantes do setor de serviços falam com ministro sobre entraves | F5 News - Sergipe Atualizado

Representantes do setor de serviços falam com ministro sobre entraves
Política 16/06/2016 17h00 |


Representantes de diversas atividades do setor de serviços acompanhados do deputado federal Laércio Oliveira se reuniram com o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, para tratar dos entraves que prejudicam o setor.

Entre os temas debatidos estão iniciativas do governo afastado que aumentam ainda mais a carga tributária.Algumas já estão em análise no Congresso, como a CPMF e a elevação da tributação das empresas optantes pelo lucro presumido. Outras aguardam decisão do novo governo para eventual envio, como a proposta de reforma do PIS (Programa de Integração Social) e da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social. Vendidas para a sociedade como estratégias de "simplificação", as mudanças planejadas prejudicariam 1 milhão de empresas, ameaçando mais de 20 milhões de empregos.

Eles falaram ainda de temas como flexibilização das relações de trabalho e do projeto de lei de terceirização, trabalho intermitente, desburocratização do setor produtivo, Código comercial, entre outros.

O ministro afirmou que além de avançar sobre esses temas, é preciso diminuir os gastos do governo. “Nos últimos 8 anos, a receita do Brasil cresceu em 14%, mas a despesa aumentou em 50%. Por isso a situação ficou insustentável”.

O ministro disse ainda que o governo muitas vezes faz ações que atrapalham o setor produtivo e citou um problema de uma fábrica de bicicletas que ia ter que reduzir sua produção e demitir porque no Brasil só existe uma fábrica de pneus e a Receita Federal estava impedindo a importação do produto. “Minha origem é o setor privado. À frente da Record já passamos por vários problemas por causa da nossa legislação. Também sou advogado e o meu escritório atua somente com empresas. Não advogo para pessoa física”, disse o ministro, acrescentando que todos podem contar com ele em defesa do setor de serviços.

O deputado Laércio agradeceu ainda a alteração do nome do ministério, acrescentando o nome “Serviços”, uma reivindicação antiga, já que há cerca de dois anos, ele encaminhou uma indicação ao Ministério solicitando a alteração.

Participaram da audiência representantes dos setores de limpeza, segurança , turismo, aduaneiros, factoring, arquitetura, engenharia, refeições coletivas, entre outros, representando milhares de empresas de todo o Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Mais Notícias de Política
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES
15/08/2025  17h49 Rito do julgamento de Bolsonaro e aliados no STF deve durar cinco dias
Condenação ou absolvição precisa de 3 dos 5 votos da Primeira Turma
Reprodução/CNN
15/08/2025  15h48 Trump e Putin desembarcam no Alasca para discutir guerra na Ucrânia
Eles se reúnem no Alasca para discutir cessar-fogo na Ucrânia e relação EUA-Rússia
 Vinicius Schmidt/Metrópoles
15/08/2025  14h33 Motta envia ao Conselho de Ética pedidos de cassação de Eduardo
No total, foram quatro representações: três do PT e uma do PSol
Luanna Pinheiro / CMA
15/08/2025  11h14 Câmara de Aracaju marca reuniões das CPIs da SMTT e do Natal Iluminado
Encontros acontecerão na próxima segunda (18) e na quarta-feira (13)
Luana Pinheiro/CMA
13/08/2025  14h49 Câmara de Aracaju define membros das CPIs da SMTT e do Natal Iluminado
Investigações apuram uso de recursos de multas de trânsito e da COSIP

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado