Sorteio das urnas da votação paralela será realizado no sábado (29)
Política 26/10/2016 15h15 - Atualizado em 26/10/2016 16h58 |Na manhã desta quarta-feira (26), as 800 cédulas que serão utilizadas durante a votação paralela foram preenchidas na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. Finalizado o preenchimento das cédulas, as mesmas foram inseridas em urnas de lona que deverão permanecer lacradas até o início da auditoria. Duas urnas de Aracaju serão auditadas e o sorteio será realizado neste sábado, 29, as nove horas da manhã, em cerimônia aberta ao público.
O juiz Paulo Marcelo Silva Ledo, presidente da comissão da votação paralela, destaca que o cronograma estabelecido pela comissão está sendo cumprido.
“Os juízes eleitorais já estão cientes de que no sábado serão recolhidas duas urnas das sessões sorteadas para que sejam auditadas no domingo”, comentou o juiz.
A Votação Paralela está entre os diversos mecanismos criados pela Justiça Eleitoral para comprovar a confiabilidade do sistema eletrônico de votação. Ela ocorre no mesmo dia e horário das eleições e conta com a participação do Ministério Público, da OAB e de representantes dos partidos políticos, além de ser aberta à imprensa e à sociedade civil.
O procedimento de auditoria
Domingo, dia do pleito, os votos contidos nas cédulas serão inseridos nas urnas sorteadas. Os candidatos constantes nas cédulas devem corresponder aos que concorrem ao pleito no município da respectiva urna.
A Votação Paralela se encerra às 17 horas, mesmo horário da eleição oficial, quando o sistema de apoio à votação paralela iniciará a impressão dos relatórios de votação, que serão comparados com os relatórios das urnas eletrônicas auditadas, para aferição dos resultados.
Fonte: TRE/SE


Em vídeo publicado, o pastor afirma não ter medo da prisão nem de Moraes

Enquanto vereadores expressam indignação e solidariedade ao pastor, outros defendem a investigação e reforçam que nenhum cidadão está acima da lei

Projeto do "ECA Digital" foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado

Texto obriga plataformas a adotarem medidas contra crimes na internet

Pastor teve celular apreendido pela PF e não pode deixar o país