Venâncio diz que PSC lhe deu respaldo, carinho, atenção e abriu espaço | F5 News - Sergipe Atualizado

Venâncio diz que PSC lhe deu respaldo, carinho, atenção e abriu espaço
Ele diz que João foi avisado que o PP Nacional queria aliança com PSC
Política 20/06/2012 16h52 |


Por Joedson Telles

Ao desembarcar, há cerca de uma hora no Aeroporto de Aracaju, o deputado estadual Venâncio Fonseca (PP) trouxe na bagagem a notícia de que informou, sim, ao ex-governador João Alves Filho (DEM) que houve uma reunião, em Brasília, há cerca de duas semanas, com o presidente Nacional do PP, o senador Francisco Dornelles, que demonstrou o interesse de o partido ter candidato próprio a prefeito de Aracaju numa aliança com o PSC. Sem assegurar que disputa a Prefeitura de Aracaju, Venâncio observou que, há mais um ano, vem dizendo que não iria aceitar definição de candidatura goela abaixo.  

“Não existe surpresa. Há uns 15 dias, tivemos uma reunião, em Brasília, e tudo que se passou dei ciência ao ex-governador João Alves Filho – o interesse do partido em formular essa aliança com o PSC aqui no estado. Em relação à candidatura (de prefeito de Aracaju) o partido disse de alto e bom som que o nome do deputado Venâncio Fonseca estava à disposição do agrupamento dos irmãos Amorim”, disse.

Venâncio assegurou que 90% dos aliados do ex-governador João Alves Filho querem uma aliança com o grupo de Amorim. “Não posso dizer que sou voz vencida, mas sempre defendi que isso acontecesse. Não só eu como 90% daqueles que fazem parte do grupo de João. É simples: o grupo de Amorim nasceu de onde? Do mesmo agrupamento de João. Tem afinidade. Política é grupo. Ninguém ganha política sozinho. Por mais forte que você seja tem um limite. A partir dali, são os aliados.

Provocado se ainda faria uma aliança com o ex-governador João Alves, Venâncio disse que não pode falar por ele. “Hoje, eu não posso falar só por mim: falo por um agrupamento que me deu respaldo, carinho, atenção, abriu espaço político. Tenho que ouvir o grupo que me deu essa sustentação”, disse assegurando, que tinha tudo isso de João Alves, menos espaço político. “Dentro do agrupamento, estou há quanto tempo estou como deputado estadual? E nunca houve outro espaço para ocupar. Se ele sonha, eu também sonho ”, indagou.   

 

Informado que o deputado Mendonça Prado (DEM) havia dito que ainda não há definição do nome do candidato vice-prefeito na chapa encabeçada pelo DEM, Venâncio assegurou que o seu nome também está em discussão. “Tudo na vida há disciplina e hierarquia. Isso é na vida pessoal e na vida partidária. Quem manda no partido é a Nacional. As estaduais têm que acompanhar”, disse, explicando que o partido quer crescer em Sergipe e, para isso, precisa disputar eleição majoritária.    

Venâncio explicou ainda que, apesar dessa direção dada pela Nacional, está no seu quinto mandato de deputado estadual, caminhando para 20 anos, mas nunca teve dentro do grupo liderado pelo ex-governador João Alves espaço para crescer. “Eu tenho o direito de buscar espaço para o crescimento do meu partido e também da minha pessoa”.      

Sobre a possibilidade de haver um rompimento dele, Venâncio, com o ex-governador João Alves Filho, o deputado assegurou que não faz política com radicalismo. “Não faço política com inimizade. Não é por nos tomarmos uma posição política que irei sair fazendo críticas ao ex-governador. Por ele tenho respeito e admiração. Mas tenho o direito, como político, como presidente de partido de o partido e a minha pessoa conquistar espaço, respeitando o especo dos outros”, explicou.     

Segundo Venâncio, o próximo passo, é marcar uma reunião entre o PP, o PSC e os demais partidos aliados, para que se chegue ao melhor caminho. “Se o agrupamento político decidir por uma candidatura própria, o nosso nome está à disposição, uma vez que o deputado Zeca, que era o nome do PSC para disputar a PM, através do desprendimento e para facilitar toda uma composição, retirou seu nome. Agradecemos a gentileza”, disse. A reunião precisa ser feita ates do dia 20 de junho, prazo final para as chamadas convenções, até lá...  

 

Mais Notícias de Política
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES
15/08/2025  17h49 Rito do julgamento de Bolsonaro e aliados no STF deve durar cinco dias
Condenação ou absolvição precisa de 3 dos 5 votos da Primeira Turma
Reprodução/CNN
15/08/2025  15h48 Trump e Putin desembarcam no Alasca para discutir guerra na Ucrânia
Eles se reúnem no Alasca para discutir cessar-fogo na Ucrânia e relação EUA-Rússia
 Vinicius Schmidt/Metrópoles
15/08/2025  14h33 Motta envia ao Conselho de Ética pedidos de cassação de Eduardo
No total, foram quatro representações: três do PT e uma do PSol
Luanna Pinheiro / CMA
15/08/2025  11h14 Câmara de Aracaju marca reuniões das CPIs da SMTT e do Natal Iluminado
Encontros acontecerão na próxima segunda (18) e na quarta-feira (13)
Luana Pinheiro/CMA
13/08/2025  14h49 Câmara de Aracaju define membros das CPIs da SMTT e do Natal Iluminado
Investigações apuram uso de recursos de multas de trânsito e da COSIP

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado