Implante de retina devolve parte da visão a pessoas com cegueira
Estudo europeu mostra que dispositivo devolveu a leitura e atividades do dia a dia a pacientes com cegueira causada pela degeneração macular Variedades | Por Metrópoles 21/10/2025 11h25 |Pessoas que perderam a visão por degeneração macular relacionada à idade (DMRI) voltaram a enxergar parcialmente graças a um implante de retina desenvolvido por cientistas europeus.
O estudo, publicado nessa segunda-feira (20/10) na revista The New England Journal of Medicine, mostrou que o dispositivo devolveu a capacidade de ler letras e palavras a pacientes antes considerados funcionalmente cegos.
O implante, do tamanho de uma ponta de caneta, é inserido abaixo da retina para substituir as células sensíveis à luz que foram perdidas pela doença. Um ano após o procedimento, 80% dos participantes apresentaram melhora clinicamente significativa na visão.
O que é a DMRI? É a causa mais comum de cegueira irreversível em idosos. A forma mais comum é a seca, caracterizada pelo acúmulo de depósitos amarelados sob a retina, o que causa perda gradual da visão central. Nessa forma, as células fotossensíveis da retina morrem progressivamente, comprometendo a visão central, essencial para ler, dirigir e reconhecer rostos. Estima-se que cerca de 5 milhões de pessoas no mundo tenham a forma avançada da condição.
Leia mais em Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.





