Sexta edição do festival Sercine acontece até 29 de outubro
Variedades 21/10/2016 13h45 |Na quinta-feira (20), o Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), unidade da Fundação cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), foi palco do início da 6ª edição do Festival Sergipe de Audiovisual (Sercine). A abertura ocorreu com a exibição do filme “Mãe só há uma”, de Anna Muyalert.
O Centro Cultural de Aracaju vem desempenhando um papel de propagador de cultura, cedendo seus espaços para a realização de eventos relacionados a temas culturais. A assessora do festival, Tailane Cruz reafirma esse compromisso. “A intenção inicial do projeto é de conquistar os espaços públicos. E o Centro Cultural desde o ano passado, abre suas portas para nos receber. Isso é muito importante para a propagação desse conhecimento cultural”, afirma.
O Sercine surgiu como uma maneira de promover filmes que não conseguiam espaços no cenário audiovisual comercial. Desde sua primeira edição foram alcançados todos os objetivos. “Logo em sua primeira realização conseguimos identificar que o caminho que estávamos seguindo era o correto e já chegamos na 6ª edição com muito louvor. Que esse seja só o início dessa trajetória”, concluiu Tailane.
Na parte da noite ocorreu a abertura oficial do seminário com a palestra “Por um cinema negro no feminino: reflexões sobre o audiovisual brasileiro com mulheres negras”, com a profª Dra. Janaina Oliveira – Ficine. O festival segue até o dia 29 de outubro, com entrada gratuita.
O Sercine
O Festival Sergipe de Audiovisual tem como principal proposta estimular as produções cinematográficas nordestinas e universitárias, disseminando a identidade cultural e valorizando a experimentação de novas linguagens para a sétima arte, além de divulgar a produção independente.
Desde a primeira edição, em 2011, o festival busca experimentar linguagens diversificadas, adotando motes que contribuam para uma nova forma de ver e fazer cinema.
O Sercine é uma realização Cacimba de Cinema e Vídeo produção da Rolimã Filmes. Parceiros Lamparina, Casa de Barro, GW Soluções em Comunicação Visual, Gafaio, Mostra Infantil de Florianópolis, Sesc, GACC. Apoio Cultural Infographics, NPDOV Funcaju, Aju Hostel + Hostilling Internacional e Go Inn Apoio Institucional DCOS e OBSCOM. Patrocínio Secretaria de Estado da Cultura.
Fonte: Ascom Funcaju
