35 anos do SUS: sistema é maior conquista social do país, diz ministro | F5 News - Sergipe Atualizado

Saúde
35 anos do SUS: sistema é maior conquista social do país, diz ministro
Tempo de espera para consultas e exames é desafio histórico
Brasil e Mundo | Por Agência Brasil 19/09/2025 17h30 |


Na data em que o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 35 anos, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, avaliou que ele se consolida como um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. “Ao longo dessas três décadas e meia, o SUS transformou a realidade da saúde pública brasileira”.

Padilha lembrou que, antes do SUS, o acesso à saúde pública era restrito a quem contribuía para a Previdência Social.

“Hoje, o SUS é descentralizado, municipalizado e participativo”, disse, ao citar características como universalidade, equidade e integralidade do sistema.

Dentre os serviços destacados pelo ministro estão a produção e distribuição de vacinas em unidades básicas de saúde (UBS) de todo o país e os tratamentos especializados, incluindo transplantes, hemodiálise, cuidados oncológicos e reabilitação de pacientes. Padilha citou ainda o trabalho de agentes comunitários de saúde.

“Temos atendimento específico a pessoas em situação de rua, comunidades indígenas, unidades rurais, ribeirinhas e quilombolas em todo o Brasil e na rede de apoio psicossocial”, disse, ao ressaltar ainda o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Padilha comentou ainda serviços como transplantes, doação de sangue, bancos de leite e ofertas de medicamento, incluindo os de alto custo. Ele também lembrou do atendimento a pessoas com doenças raras, dos tratamentos oncológicos e dos cuidados paliativos ofertados na rede pública.

Um dos desafios históricos do SUS, segundo o próprio ministro, diz respeito ao tempo de espera para a realização de consultas, de exames, de diagnósticos e de cirurgias eletivas. “Cenário que foi ainda mais agravado pela pandemia de covid-19”, lembrou, ao destacar a criação do programa Agora Tem Especialistas.

“Para reduzir o tempo de espera por exames, diagnósticos, tratamentos e cirurgias em áreas estratégicas, como oncologia, ginecologia, saúde da mulher, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia”, disse, ao classificar o SUS como “a maior conquista social do Brasil”.

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Ministério do Trabalho/Divulgação
19/09/2025  12h30 IBGE aponta que trabalho infantil no Brasil reduziu 21,4% em oito anos
SSP/SE
18/09/2025  15h43 Influenciador é preso em Brasília por extorsão de políticos
Freepik/ Ilustrativa
17/09/2025  20h00 Big techs são parte da máquina de guerra dos EUA, alerta pesquisador
Ronald Almeida / Secom PMA
16/09/2025  08h10 Prefeitura de Aracaju apresenta etapas da revisão do Plano Diretor
 Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
16/09/2025  08h00 PF fecha mais de mil empresas clandestinas de segurança privada

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado