Alimentos comuns no Brasil podem “roubar” minutos de vida, diz estudo
Um estudo liderado por pesquisadores da USP, UERJ E DTU alerta sobre 33 alimentos populares no Brasil que podem “roubar” seu tempo de vida Brasil e Mundo | Por Metrópoles 11/11/2025 11h55 |Um estudo liderado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU) tem chamado atenção ao estimar o impacto de 33 alimentos populares no Brasil sobre a saúde e o meio ambiente. Publicado na revista Preventive Nutrition and Food Science, o levantamento revela que algumas escolhas alimentares podem “roubar” até 40 minutos de vida saudável por porção.
A pesquisa usou o modelo do Índice de Saúde Nutricional (HENI), ferramenta que estima quantos minutos de vida saudável podem ser ganhos ou perdidos a cada porção consumida de determinado alimento. Para chegar aos resultados, os cientistas cruzaram informações sobre a composição nutricional dos alimentos com o risco de desenvolver doenças crônicas — como diabetes, infarto e câncer.
Entre os piores colocados estão a carne suína, associada à perda de 36,09 minutos de vida saudável; a margarina, com ou sem sal, 24,76 minutos; a carne bovina, 21,86 minutos; e biscoitos salgados, 19,48 minutos por porção.
Em resumo, os estudiosos chegaram a conclusão que quanto mais ultraprocessado e pobre em nutrientes for o alimento, maior o impacto negativo sobre os anos vividos com qualidade.
Por outro lado, alimentos frescos e ricos em nutrientes essenciais, como frutas, legumes e grãos integrais, foram associados ao aumento da expectativa de vida saudável.
Além dos efeitos à saúde, o estudo também avaliou o impacto ambiental das porções em termos de emissões de gases de efeito estufa (CO₂ equivalente) e uso de água.
Leia mais em Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.
