Antioxidantes podem ajudar a proteger contra a obesidade? Entenda
Novo estudo reforça o elo entre substâncias presentes em frutas, verduras, legumes e castanhas, com o combate ao excesso de peso Brasil e Mundo | Por Metrópoles 28/09/2025 16h00 |Um cardápio colorido e feito com uma grande variedade de vegetais é sinal da presença de antioxidantes. Entre os mais celebrados estão as vitaminas A, C e E, além de sais minerais como selênio e zinco, e grupos de fitoquímicos, caso dos carotenoides.
E todos esses nomes também são mencionados em um trabalho realizado por pesquisadores da China e publicado no periódico científico Frontiers in Nutrition, que investiga o elo entre o consumo de antioxidantes e a prevenção da obesidade.
Foram avaliados dados de 17.067 participantes vindos do NHANES (National Health and Nutrition Examination Survey), uma grande pesquisa que monitora o estado nutricional de parte da população dos Estados Unidos. Os cientistas chineses concluíram que, entre os adeptos de um padrão alimentar com espaço privilegiado para alimentos fontes de antioxidantes, havia menor risco para o excesso de peso.
O estudo não estabelece uma relação de causa e efeito, entretanto, aponta indícios, oriundos de diversos trabalhos. “Além de uma menor densidade calórica, comum nas dietas que priorizam vegetais, os pesquisadores procuraram demonstrar que há outros mecanismos envolvidos nesse contexto”, comenta o nutrólogo Celso Cukier, do Einstein Hospital Israelita.
Leia mais no Metrópoles parceiro do Portal F5 News.





