Bolsonaro incentivou tarifaço de Trump contra o Brasil, diz PF
Ex-presidente foi alvo de operação na manhã desta sexta-feira. Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica Brasil e Mundo | Por Metrópoles 18/07/2025 10h54 |A Polícia Federal (PF) apontou, em petição encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), que as ações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) indicam um incentivo dele próprio às sanções impostas pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao governo brasileiro.
Os investigadores destacam que as primeiras investidas de Bolsonaro e de seu filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), começaram em 7 de julho, quando Trump publicou uma mensagem sobre o “tratamento do ex-presidente”.
Para a PF, Bolsonaro atuou para instigar seus seguidores contra o Poder Judiciário e suas ações foram cruciais para que Trump adotasse medidas contra o Brasil, “buscando criar entraves econômicos nas relações comerciais entre os Estados Unidos da América e o Brasil, a fim de obstar o regular prosseguimento da Ação Penal nº 2.668, em trâmite nesta Suprema Corte, que visa apurar a tentativa de golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022”, disse à PF.
Leia a matéria completa no site Metrópoles, parceiro do F5 News.





