Brasil pode zerar emissões de gases 10 anos antes da meta, diz estudo
Cientistas propõem ações realistas para o Brasil frear a emissões de gases o mais rápido possível. Veja quais são as propostas idealizadas Brasil e Mundo | Por Metrópoles 09/11/2025 15h00 |O Brasil pode zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) até 2040, 10 anos antes da meta estabelecida pelo Acordo de Paris. A conclusão vem do estudo Brazil Net-Zero by 2040, realizado pelo Instituto Amazônia 4.0 em parceria com várias universidades brasileiras, que propõe dois caminhos realistas para acelerar a neutralidade climática do país.
Com o avanço do aquecimento global, medidas de combate ao fenômeno são cada vez mais urgentes. A nova pesquisa foi divulgada nessa quarta-feira (5), na Academia Brasileira de Ciências.
O objetivo dos pesquisadores é propor ações realistas para frear a emissão de gases o mais rápido possível. As propostas vão ao encontro do apelo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no G20 2024 para antecipar os compromissos climáticos.
Para apontar os caminhos, foi utilizado o Brazilian Land Use and Energy System Model (Blues), um modelo de simulação de cenários distintos para transição energética e uso da terra no Brasil. A partir dele, foram criadas duas vias para bater a meta climática em 2040: a AFOLU-2040 – baseada em medidas voltadas para a agricultura, florestas e uso da terra – e a Energy-2040 – centrada em ações para transição energética.
A primeira propõe reduzir com rapidez o desmatamento, zerando os prejuízos florestais até 2030. Outras medidas seriam a ampliação do reflorestamento e da restauração, além do estímulo à agricultura regenerativa.
Leia mais no Metrópoles parceiro do Portal F5 News.
