Crescimento de cavernas no Brasil chama atenção de observadores internacionais | F5 News - Sergipe Atualizado

Ciência
Crescimento de cavernas no Brasil chama atenção de observadores internacionais
Dois congressos de espeleologia serão realizados em julho no Brasil. Desde 2023, registro de cavidades subterrâneas no País aumentou 11%
Brasil e Mundo 19/07/2025 10h00 |


Entre os dias 20 e 27 de julho acontecem na capital mineira o 19º Congresso Internacional de Espeleologia (CIE) e do 38º Congresso Brasileiro de Espeleologia, que reunirão espeleólogos, estudantes e pesquisadores de diversos países para discutir avanços científicos e estratégias de conservação das cavernas. O evento acontece em um momento estratégico, em que o Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (CANIE) ultrapassa a marca de 29 mil cavidades naturais subterrâneas registradas no Brasil, um crescimento de 11,41% entre 2023 e 2024.

Organizado em parceria entre a União Internacional de Espeleologia (UIS), Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBio/Cecav), o evento acontecerá no Centro de Convenções BeFly Minascentro. O ICMBio/Cecav organizou uma série de lançamentos de publicações, apresentações de grandes nomes da espeleologia, além da entrega do III Prêmio Nacional de Espeleologia Michel Le Bret, criado para incentivar o desenvolvimento e publicação de pesquisas científicas, inventários e soluções técnicas direcionadas à conservação dos ecossistemas cavernícolas e espécies associadas, assim como auxiliar no manejo das unidades de conservação federais com esses ambientes.

“Neste ano, o Cecav tem a honra de integrar a comissão organizadora do 19º CIE. Ao lado de todas as instituições envolvidas, seguimos a passos largos rumo a importantes marcos e conquistas para a ciência e para a conservação da nossa biodiversidade subterrânea”, afirmou o coordenador do ICMBio/Cecav e vice-presidente do congresso, Jocy Cruz.

Com foco em ciência e inovação, o evento contará com 6 simpósios e 16 Comitês Técnico-Científicos, além de promover debates sobre as interfaces entre meio ambiente e sociedade. Entre os temas em destaque estão a legislação ambiental, a gestão de unidades de conservação, o turismo sustentável e a educação ambiental.

“Será um evento único e grandioso, reunindo a comunidade espeleológica nacional e internacional em torno de discussões técnicas e científicas voltadas à proteção e ao conhecimento do patrimônio espeleológico. Essa é a segunda vez que o congresso internacional acontece no Brasil, esse fato representa mais um marco significativo para todos os espeleólogos e pesquisadores comprometidos com a busca pelo conhecimento e a proteção dos nossos tesouros subterrâneos”, diz Jocy Cruz.

Fonte: Governo Federal 

Mais Notícias de Brasil e Mundo
Metropoles/reprodução
19/07/2025  11h08 Ao menos 8 ministros do STF podem ser atingidos com sanções de Trump
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
19/07/2025  10h51 Estados Unidos monitoram Pix desde 2022
Freepik
19/07/2025  09h00 Combinar legumes para cozinhar pode estragar sabor e nutrientes
José Cruz/Agência Brasil
18/07/2025  14h48 Maioria da 1ª Turma do STF vota por manter cautelares contra Bolsonaro
 Marcello Casal Jr/Agência Brasil
18/07/2025  14h18 Terminam nesta sexta as inscrições do Fies para o 2º semestre

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado