Estátuas moai eram transportadas com auxílio de cordas, revela estudo
Durantes anos, era um mistério como o povo Rapa Nui, responsável pela construção das estátuas humanas moai, transportavam os monumentos Brasil e Mundo | Por Metrópoles 12/10/2025 14h00 |Pesquisadores descobriram um fato incomum na Ilha de Páscoa, no Chile: as estátuas humanas moai eram transportadas de um lugar para outro com a ajuda de cordas. Os monumentos foram esculpidos pelo povo Rapa Nui entre os séculos 13 e 16 para representar seus líderes. Durante anos, a questão era um mistério, mas finalmente foi desvendada.
O estudo foi realizado por dois pesquisadores da Universidade Binghamton e da Universidade Estadual de Nova York, ambas nos Estados Unidos, e publicado no último sábado (4) na revista científica Journal of Archaeological Science.
Ao todo, mil estátuas foram estudadas através de teorias físicas, modelagens 3D e experimentos em campo. Assim, foi detectado que os Rapa Nui “laçavam” os monumentos com cordas e caminhavam com eles em zigue-zague em estradas projetadas para o trajeto.
A equipe já havia demonstrado experimentalmente que as estátuas “andavam” presas por cordas até aos centros cerimoniais da época. O mais curioso é que o trajeto não era feito com as estátuas deitadas e sim posicionadas na vertical.
No entanto, era preciso colocar em prática para comprovar o fato: inicialmente, a dupla de pesquisadores criou modelos 3D de alta resolução para identificar as características das estátuas. No design, foi possível observar que os monumentos tinham bases largas em forma de “D” e eram inclinadas para a frente, facilitando o movimento de balanço e zigue-zague.
Leia mais no Metrópoles parceiro do Portal F5 News.





