“Eu e Lula tivemos química excelente”, diz Trump na ONU
Presidente norte-americano foi o segundo a discursar, logo após o chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva Brasil e Mundo | Por Metrópoles 23/09/2025 13h56 |O presidente dos Estados Unidos (EUA) Donald Trump, discursou durante a abertura da 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (23). Trump falou logo após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Tradicionalmente, o presidente brasileiro é o primeiro chefe de Estado a discursar.
Em seguida, é a vez do titular da Casa Branca. “Eu e Lula tivemos química excelente”, disse Trump. “Parece um homem muito agradável”, acrescentou. Trump alegou em seu discurso que encerrou “sete guerras sem a ajuda da ONU” e disse que deveria ganhar o prêmio Nobel da Paz.
Em sua fala, Lula fez duras críticas a “sanções arbitrárias”, numa referência direta ao governo de Donald Trump. Lula também cobrou Israel pelo que chamou de “genocídio em Gaza” e reforçou sua defesa pela existência de um Estado Palestino. Já Trump exigiu a libertação, pelo Hamas, dos reféns israelenses.
Leia mais em Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.





