França: ex-presidente Nicolas Sarkozy chega à prisão para cumprir pena
Ele se torna o primeiro ex-chefe de Estado francês desde a Segunda Guerra Mundial a ser preso. Brasil e Mundo | Por Metrópoles 21/10/2025 07h25 |O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy chegou na manhã desta terça-feira (21) à prisão de La Santé, no 14° distrito de Paris. Ele se torna assim o primeiro ex-chefe de Estado francês desde a Segunda Guerra Mundial a ser preso. “Bem-vindo, Sarkozy!” e “Sarkozy está aqui!”, gritaram detentos do estabelecimento.
O ex-chefe de Estado, que recorreu da sentença, insiste em sua inocência. Antes de seguir para o estabelecimento prisional, Sarkozy, de 70 anos, saiu de sua casa por volta das 9h15 (hora local), acompanhado de sua esposa Carla Bruni, para saudar seus apoiadores, que se reuniram a pedido de sua família.
Um pedido de liberdade foi imediatamente apresentado por seus advogados. A detenção do ex-presidente ocorre cerca de um mês após sua condenação a cinco anos de prisão por associação criminosa no caso de suspeita de financiamento líbio de sua campanha presidencial de 2007.
Ele deixou o domicílio “sob os aplausos da multidão reunida em apoio”, embarcando em um veículo preto com “uma importante escolta policial” através das ruas de Paris. Em uma mensagem publicada na rede social X no momento em que saía, Nicolas Sarkozy reiterou sua combatividade, declarando que “A verdade triunfará”, mas “o preço a pagar terá sido altíssimo”.
Leia mais em Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.





