Governo federal reconhece calamidade em cidade destruída por tornado
Ato foi publicado no Diário Oficial da União e assinado por Wolnei Wolff Barreiros, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil Brasil e Mundo | Por Metrópoles 09/11/2025 08h49 |O governo federal reconheceu, neste sábado (8), o estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu (PR), cidade destruída por um tornado nessa sexta-feira (7).
O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União e assinado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros.
Cerca de 90% das residências e prédios comerciais do município Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, ficou destruído após o tornado que atingiu a região na sexta-feira (7). Pelo menos mil pessoas estão desalojadas e 28 estão desabrigadas no município, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
O Governo do Paraná, em parceria com municípios vizinhos, prepara abrigos emergenciais para as famílias que não têm onde ficar. O primeiro abrigo provisório foi montado na Casa de Líderes Laranjeiras do Sul, para onde foram encaminhadas as pessoas desabrigadas. O espaço ainda conta com mais 80 vagas disponíveis, segundo o governo.
De acordo com o relatório mais recente da Defesa Civil, 14,6 mil pessoas foram afetadas diretamente pela passagem do tornado, com 672 casas danificadas os números ainda não contabilizam as casas de Rio Bonito do Iguaçu.
Leia mais Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.
