Horário de verão pode voltar este ano? Saiba o que diz governo
Ministério de Minas e Energia (MME) diz que o horário de verão, suspenso desde 2019, é “permanentemente avaliado” Brasil e Mundo | Por Metrópoles 21/09/2025 12h00 |As especulações sobre a possível volta do horário de verão, em novembro deste ano, movimentaram as redes sociais, nos últimos dias. Suspenso desde 2019, o tema é “permanentemente avaliado”, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME). No entanto, por ora, a medida não deve ser retomada.
Em nota, a pasta informou que, neste ano, a análise leva em conta os resultados de estudos voltados ao pico de demanda de energia, considerando a influência da geração solar e fotovoltaica.
Segundo o MME, as condições atuais dos reservatórios são favoráveis, “evoluindo dentro da normalidade ao longo do período seco, deixando o Sistema Interligado Nacional (SIN) em situação melhor que no ano passado”.
Função do horário de verão
● O horário de verão tem como objetivo economizar o consumo de energia elétrica no chamado “horário de pico”, período em que as famílias retornam para casa.
● Ao adiantar os ponteiros do relógio em algumas regiões, a população finaliza atividades diárias ainda com luz solar e evita acionar diversos equipamentos elétricos.
● Essa prática é responsável por distensionar o Sistema Interligado Nacional (SIN), que controla a produção e transmissão de energia elétrica em todo o Brasil.
● Antes de ser extinto, o horário de verão vigorava (entre outubro e fevereiro) nas seguintes unidades federativas: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.
Leia mais em Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.





