Líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado leva Nobel da Paz
Comitê do Nobel justifica prêmio a Corina Machado por “seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos do povo da Venezuela” Brasil e Mundo | Por Metrópoles 10/10/2025 07h51 |O Prêmio Nobel da Paz de 2025 vai para María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela. Nesta sexta-feira (10/10), o Comitê Norueguês do Nobel anunciou que Corina Machado recebe o prêmio Nobel da Paz “por seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.
Ainda segundo o comunicado, Corina Machado tem sido figura-chave e unificadora em uma oposição política que antes estava profundamente dividida oposição que encontrou ponto comum na demanda por eleições livres e governo representativo.
“É precisamente isso que está no cerne da democracia: nossa disposição compartilhada de defender os princípios do governo popular, mesmo que discordemos. Em um momento em que a democracia está ameaçada, é mais importante do que nunca defender esse ponto comum”, diz a instituição do Nobel.
O comitê ressalta que o regime autoritário da Venezuela, comandado com punho de ferro por Nicolás Maduro, torna o trabalho político extremamente difícil. “Como fundadora da Súmate, uma organização dedicada ao desenvolvimento democrático, a sra. Machado defendeu eleições livres e justas há mais de 20 anos. Como ela mesma disse: ‘Foi uma escolha entre votos e balas'”.
Leia mais em Metrópoles, parceiro do Portal F5 News.





