Médico explica o que acontece no coração quando se toma creatina
Embora promissor, o uso de creatina exige acompanhamento médico rigoroso, principalmente em pacientes com problemas cardíacos Brasil e Mundo | Por Metrópoles 31/08/2025 14h00 |Muito se fala sobre os benefícios da creatina para o ganho de massa muscular e desempenho físico. Mas e quando o assunto é o coração? Segundo o cardiologista Marcelo Bergamo, o suplemento também pode atuar no músculo cardíaco — com algumas particularidades importantes.
De acordo com o especialista, diferentemente dos músculos esqueléticos, nos quais a creatina atua em exercícios de alta intensidade e curta duração, no coração ela serve como uma espécie de bateria de emergência, garantindo estabilidade energética contínua, especialmente em momentos de maior esforço.
Bergamo destaca que, em pacientes com insuficiência cardíaca, os níveis de creatina e fosfocreatina podem cair até 70%, o que compromete a capacidade do coração de gerar energia. “Isso contribui para a fadiga cardíaca, a redução da força de contração, dificultando o bombeamento de sangue e agravando sintomas como cansaço, falta de ar, inchaço e a progressão da doença.”
Leia mais no Metrópoles parceiro do Portal F5 News.





