Por que a inteligência artificial assombra tanto a humanidade?
Acadêmicos afirmam que 87% dos empregos serão fortemente impactados Brasil e Mundo | Por Metrópoles 05/05/2023 08h56 |Constantemente vemos uma enxurrada de notícias sobre a inteligência artificial (IA) na mídia. Elon Musk e vários pesquisadores seniores escreveram uma carta pedindo ao mundo para “desacelerar” experimentos com a tecnologia por seis meses antes de avançar com projeto do GPT4. A Goldman Sachs publicou uma nota afirmando que 300 milhões de empregos serão afetados pela IA Generativa e 7% dos empregos podem ser eliminados. Equipes de acadêmicos de várias universidades afirmam que 87% dos empregos serão fortemente impactados.
Junto com esse barulho, vêm artigos no New York Times, Washington Post e outros periódicos pintando imagens de máquinas de IA funcionando loucamente, arruinando o sistema político e, eventualmente, se transformando em “máquinas de auto planejamento” que tomam o poder e perturbam o mundo. E graças a todas essas notícias, uma pesquisa recente mostra que apenas 9% dos cidadãos comuns acreditam que esse campo fará mais bem do que mal à sociedade.
Embora existam resultados imprevisíveis como em qualquer nova tecnologia, a inteligência artificial em si não é má, “fora de controle” ou necessariamente perigosa. O que é perigoso é como decidimos usá-la.
Leia mais em Metrópoles, parceiro do F5 News.





