Porto na china funciona 100% com energia renovável e inteligência artificial
O local é exemplo de sustentabilidade, tecnologia e na redução de custos Brasil e Mundo | Por F5 News 21/10/2025 10h08 |O primeiro porto inteligente do mundo 100% movido a energia renovável e sem intervenção humana já está em operação. Localizado na cidade costeira de Tianjin, na China, o porto que possui o mesmo nome da cidade, foi o primeiro a conquistar o título de primeiro porto do mundo. “smart zero-carbon”, que seria a aplicação de tecnologias digitais (IA), para atingir o objetivo de emissão zero de carbono, combinando sustentabilidade com eficiência energética.
O funcionamento do porto através de energia limpa é um investimento da administração do porto com uma das maiores empresas de tecnologia no mundo, a Huawei. A automatização das instalações visou otimizar a eficiência de todo o sistema portuário, abrangendo funcionários, máquinas, pátios de estocagem, veículos, navios e cargas.
Anteriormente, o porto funcionava como a maioria dos portos no mundo com maquinários pesados operados por pessoas, o que consumia muito tempo e resultava em altos custos operacionais. Com essa modernização, os sistemas inteligentes reduziu o tempo de atracação de navios em 7% e os de carregamento de carga de uma única embarcação em 80%, além de ter melhorado a eficiência de carregamento por hora em 5%.
A plataforma de controle remoto inteligente permite que os operadores portuários monitorem todo o processo operacional por meio de um computador a partir de um centro de controle de automação.





