Projeto propõe prioridade ao desenvolvimento de drones no Brasil | F5 News - Sergipe Atualizado

Legislação
Projeto propõe prioridade ao desenvolvimento de drones no Brasil
O texto também tem o objetivo de modernizar as regras para o uso desses equipamentos
Brasil e Mundo 09/08/2025 09h00 |


O senador Confúcio Moura (MDB-RO) apresentou um projeto de lei (PL 3.519/2025) que propõe mudanças na legislação brasileira para incentivar o desenvolvimento e o uso de drones no país. A proposta altera dois marcos legais: o Código Brasileiro de Aeronáutica e a Lei de Inovação Tecnológica.

O objetivo principal é modernizar as regras para o uso desses equipamentos e dar prioridade ao investimento em pesquisa e inovação nessa área entre os anos de 2026 e 2030.

Na prática, o projeto busca criar uma base legal mais clara para o uso de drones, garantindo mais segurança jurídica e permitindo que a regulamentação seja mais flexível no caso de pequenas aeronaves autônomas ou remotamente pilotadas. Isso pode facilitar, por exemplo, o uso de drones em áreas como segurança pública, agricultura, entregas, inspeções industriais e mapeamento ambiental.

A proposta também autoriza autoridades aeroportuárias e forças de segurança dos estados e do Distrito Federal a agir diretamente quando os drones representarem risco ou forem usados em atividades ilegais.

Entre as medidas previstas, estão a detenção e o pouso forçado desses equipamentos em situações como:

  • prática de crimes;
  • invasão de áreas privadas ou seguras;
  • interferência em operações policiais;
  • ameaça à segurança de pessoas ou do espaço aéreo.

Pesquisa e inovação
O projeto modifica a Lei de Inovação Tecnológica para incluir, de forma explícita, a prioridade ao desenvolvimento de tecnologia nacional voltada para drones: de 1º de janeiro de 2026 a 31 de dezembro de 2030, pesquisas e projetos ligados a essas aeronaves autônomas deverão ser priorizados nas políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação.

"O estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico nesse campo não apenas fortalecerá a indústria aeronáutica nacional, mas também abrirá novas oportunidades de mercado e geração de empregos qualificados. Com um marco regulatório robusto e investimentos contínuos em PD&I [Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação], poderemos consolidar nossa posição de liderança no setor aeronáutico e promover um desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo", argumenta Confúcio Moura.

 

Fonte: Agência Senado

Mais Notícias de Brasil e Mundo
reprodução/redes sociais
08/08/2025  15h18 Morre Arlindo Cruz, um dos maiores sambistas brasileiros, aos 66 anos
BPRv/Divulgação
08/08/2025  07h39 Emergências com motociclistas adiam cirurgias complexas no SUS
Freepik
07/08/2025  15h00 Água gelada faz mal? Especialistas esclarecem mitos sobre a bebida
Vinícius Schmidt / Metrópoles
07/08/2025  07h40 Defesa de Bolsonaro recorre contra prisão domiciliar 
Arte Metrópoles / Gabriel Lucas
06/08/2025  16h51 Brasil aciona OMC contra tarifaço dos Estados Unidos

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado