Rochas feitas de plástico são achadas em ilha no sudeste brasileiro
É a primeira vez que rochas feitas de plástico são encontradas no Brasil. Segundo os pesquisadores, fenômeno ocorre devido a ação humana Brasil e Mundo | Por Metrópoles 05/09/2025 11h18 |Pesquisadores brasileiros encontraram rochas de plástico no Parcel das Tartarugas, uma área na Ilha da Trindade, localizada a uma distância de mais de mil quilômetros de Vitória, no Espírito Santo. O estudo mostra que materiais plásticos deixados na costa podem estar alterando ciclos geológicos no ambiente marinho.
É a primeira vez que pesquisadores encontraram rochas híbridas em solo brasileiro. A descoberta foi liderada pela geóloga Fernanda Avelar Santos, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com cientistas de outras instituições do país. A pesquisa foi publicada na revista científica Science Direct.
O local do estudo é uma área de proteção ambiental administrada pela Marinha do Brasil, e uma reserva marinha relevante. As rochas de plástico foram detectadas perto de uma região de ninhos de tartarugas-verdes (Chelonia mydas).
Leia mais no Metrópoles parceiro do Portal F5 News.





