Abastecimento de água é interrompido em municípios de Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Centro-sul do estado
Abastecimento de água é interrompido em municípios de Sergipe
Problemas como chuvas fortes, furtos e vandalismo afetam o fornecimento de água
Cotidiano | Por F5 News 18/01/2025 12h08 - Atualizado em 18/01/2025 12h13 |


O abastecimento de água de alguns municípios do centro-sul de Sergipe está temporariamente comprometido neste sábado (18) devido a uma série de problemas identificados pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Os municípios afetados incluem Boquim, Lagarto, Itabaianinha, Tomar do Geru, Umbaúba e Tobias Barreto.

Em Boquim, o sistema de abastecimento foi paralisado devido à má qualidade da água bruta captada no Riacho Grilo, agravada pelas chuvas que ocorreram na cidade, além de atos de vandalismo que afetaram a estrutura local. Em Lagarto, o abastecimento foi reduzido em algumas regiões, com destaque para o povoado Colônia Treze, onde o furto e vandalismo de cabos e componentes elétricos prejudicaram o funcionamento dos poços artesianos que abastecem a cidade.

Nos municípios de Itabaianinha, Tomar do Geru e Umbaúba, o sistema de bombeamento foi afetado pela constante interrupção no fornecimento de energia elétrica e pela baixa qualidade da água nos mananciais devido às chuvas. Itabaianinha é o município mais afetado entre os três. A Deso trabalha para minimizar os impactos, mas a recuperação dos sistemas está sendo dificultada pelas condições climáticas e problemas estruturais.

Em Tobias Barreto, a vazão foi reduzida desde segunda-feira (13), devido à necessidade de manutenção nos poços do Catu. A Deso informou que as obras foram concluídas na quinta-feira (16) e que as operações foram retomadas, com previsão de normalização do abastecimento nas próximas horas, após a recuperação total do sistema.

A Deso destacou que está trabalhando para resolver os problemas e pediu compreensão da população, reforçando a importância da preservação do sistema de abastecimento para evitar maiores complicações. A companhia também solicitou a colaboração de todos para evitar o desperdício de água durante este período de instabilidade.

Mais Notícias de Cotidiano
Flávia Pacheco
18/09/2025  18h27 Aracaju registra queda de 33% no índice de infestação do Aedes aegypti
Reprodução e Vinícius Schmidt/Metrópoles
18/09/2025  17h59 Jojo Toddynho recusa se retratar com PT e audiência termina sem acordo
Sedetec
18/09/2025  17h47 Retomada da Fafen em Sergipe deve gerar 1.400 empregos
PCSP
18/09/2025  17h35 Novo suspeito de morte de ex-delegado-geral de SP tem prisão decretada
Erick O'Hara/Reprodução
18/09/2025  16h51 Prefeitura de Aracaju antecipa salários de setembro para sexta-feira, 19

F5 News Copyright © 2010-2025 F5 News - Sergipe Atualizado