Ambulantes bloqueiam rua no Centro de Aracaju contra antecipação de realocação
Camelôs denunciam quebra de acordo e temem prejuízos nas vendas de fim de ano; Emsurb diz que mudança foi aprovada em reunião e segue recomendação do MP Cotidiano | Por F5 News 20/10/2025 17h17 - Atualizado em 20/10/2025 18h12 |Ambulantes que atuam no Centro de Aracaju realizaram um protesto nesta segunda-feira (20) contra a decisão da Prefeitura de realocar os trabalhadores para outro espaço nos próximos dias. O grupo se concentrou na Rua Prado Franco, bloqueando a via, e a Polícia Militar esteve no local para acompanhar a manifestação.
De acordo com os manifestantes, o acordo firmado anteriormente com a administração municipal previa que a mudança aconteceria apenas em dezembro de 2025. Eles afirmam que foram informados nesta semana sobre a antecipação da transferência, determinada pelo presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Hugo Esoj.
Durante o protesto, os trabalhadores relataram preocupação com a perda de vendas e prejuízos financeiros caso a mudança ocorra antes do fim do ano. “A prefeita disse na eleição que não mexeria com os camelôs. Agora, sem aviso, querem tirar a gente de uma hora pra outra. Já investimos para trabalhar neste fim de ano, e é o período mais forte de vendas”, afirmou um dos participantes.
Os camelôs também questionam as condições do novo espaço destinado à realocação. Segundo os trabalhadores, o local não oferece estrutura adequada para o comércio e, em experiências anteriores, resultou em queda nas vendas. “Não é um bom local. Já fomos pra lá outras vezes e não vendemos nada. Janeiro é um mês fraco, e se formos agora, vamos ter prejuízo”, disse outro manifestante.
A Polícia Militar informou que acompanhou o ato de forma preventiva para garantir a segurança e o fluxo no Centro da cidade. O F5 News procurou a Emsurb, e explicou que a realocação começará pelos vendedores de frutas e foi definida em acordo com representantes dos ambulantes. A decisão de realizar a mudança em blocos teve o aval de todos os participantes da reunião. O início do processo está previsto para a próxima terça-feira (28).
A Emsurb ainda encaminhou ao F5 News um documento do Ministério Público de Sergipe (MPSE), emitido pela 10ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão de Aracaju, que determina a realização de uma fiscalização in loco nas ruas José do Prado Franco, Santa Rosa e áreas próximas, para apurar reclamações sobre a ocupação irregular de calçadas e vias públicas por ambulantes e comerciantes.





