Ambulantes do Centro de Aracaju são transferidos para novo espaço
A partir da próxima segunda-feira, 03 de Novembro, todo o Centro de Aracaju, não poderá ter mais vendedor frutas, verduras ou algo que seja referente a feira. Cotidiano | Por F5 News 27/10/2025 08h32 |Na manhã desta segunda-feira (27), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) transferiu 160 vendedores ambulantes de frutas, verduras, hortaliças do Centro da capital, para um novo espaço, com o objetivo de organizar o comércio de rua e a mobilidade dos pedestres e do trânsito, na região central.
O espaço que fica localizado nos cruzamentos das Avenidas Coelho e Campos e Dr. Carlos Firpo, possui cobertura e bancadas enumeradas para que cada ambulante saiba o local de venda. Os ambulantes também assinaram um Termo de Permissão de Feira Livre, onde se comprometem a respeitar as regras e não comercializar em outro local da região.
Esta transferência de localidade é uma terceira tentativa por parte da prefeitura da capital. As duas primeiras não tiveram sucesso, porque os comerciantes alegavam que teriam prejuízos financeiros, pelo fato dos compradores não passarem no novo ponto de venda. Até chegar o dia da mudança, protestos foram realizados nas ruas do centro da capital.
Para o presidente da associação dos feirantes, Antônio Marcos Vieira, a estrutura montada desta vez traz mais acolhimento para os vendedores. “A mudança dessa vez dará certo, nas outras vezes não deu certo porque não tínhamos esse aparato que temos com as bancas e tenda. O espaço foi todo reformado, porque aqui quando chove muito forte, alaga e foi feita a drenagem, vai ter a segurança da guarda municipal, são melhorias que farão diferença”, afirmou.
O presidente da Emsurb, Hugo Esoj, destaca o compromisso firmado com os vendedores em melhorar as condições do espaço para que a mudança pudesse ser realizada. “A gente se comprometeu em promover a organização do centro sem esquecer nenhum vendedor. Todos os ambulantes que estiverem aqui são permissionários. Inicialmente não será cobrada nenhuma taxa, mas será definida uma taxa de valor simbólico e de acordo com o espaço (metro quadrado) que o feirante utiliza.
A partir da próxima segunda-feira, 03 de Novembro, todo o Centro de Aracaju não poderá ter mais vendedores de frutas, verduras ou algo que seja referente a feira.
Camelôs dos calçadões
Os vendedores do calçadão serão reorganizados e padronizados, para que eles também tenham segurança. Segundo Hugo Esoj, já está sendo feito um levantamento dos vendedores, serão cadastrados e uniformizados para que se mantenha o centro comercial organizado
Já os ambulantes que ficam no Hotel Palace serão transferidos para a Travessa Silva Ribeiro, mais conhecida como, “Beco dos cocos”, após também ser feita a revitalização do espaço.
