Após explosão no Rio, Corpo de Bombeiros alerta para cuidados
Cotidiano 14/10/2011 14h57 |Por Fernanda Araujo
Na quinta-feira (13), uma explosão em um restaurante no centro do Rio de Janeiro deixou três mortos e 17 feridos, três em estado grave. A explosão ocorreu devido a um vazamento de gás.
Esclarecendo os cuidados na utilização do gás, o responsável pela direção de atividades técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), major Isaú Neves de Souza Júnior, contou ao F5 News que, para a instalação de um estabelecimento que utiliza gás, o primeiro passo é contratar uma empresa para elaborar um projeto de avaliação do local, devendo ser entregue ao Corpo de Bombeiros, onde poderá ser aprovada ou não.
“Serão dois projetos distintos, o projeto de incêndio e o de gás. Depois de feitos os projetos, antes do funcionamento, a empresa contratada deverá fazer um teste que vai durar cerca de quatro horas”, explicou, informando ainda que, no projeto de incêndio, será estabelecido o local apropriado para posicionar o extintor.
Segundo o major Isaú, o Corpo de Bombeiros trabalha em conjunto com a Prefeitura de Aracaju, que precisa emitir um alvará autorizando o funcionamento do estabelecimento, que, por sua vez solicita o certificado de aprovação para funcionar.
Após os testes, de acordo com as normas de segurança, o proprietário obtém a licença de utilização do gás válida por um ano. “A reavaliação no local é feita anualmente pelos responsáveis”, esclareceu.
O major alertou que, havendo suspeita de vazamento de gás, é indispensável contatar imediatamente o Corpo de Bombeiros e a empresa responsável para realizar a fiscalização, de maneira a determinar se a suspeita procede.


O evento dará início à Semana da Pátria, que será encerrada com o tradicional desfile cívico militar na avenida Barão de Maruim no dia 7 de setembro

Defesa sustenta não haver motivo para a deputada permanecer presa

Os suspeitos foram flagrados com parte do dinheiro de empréstimos consignados obtidos de forma fraudulenta

Cavalos foram retirados da pista a fim de evitar acidentes

Estado avançou seis posições, com destaque nacional em infraestrutura, segurança e solidez fiscal