De ônibus pelo Algarve: como explorei Albufeira, Lagos e Portimão
A região é o balneário preferidos dos portugueses para passar o verão, por ser mais quente do que as outras regiões Blogs e Colunas | Passos Pelo Mundo 26/08/2025 12h23 - Atualizado em 26/08/2025 13h10Viajar pelo Algarve é descobrir um pedaço de Portugal onde a beleza natural se revela em cada curva da estrada. No meu roteiro, escolhi explorar em três dias, três cidades que resumem bem o espírito da região: Albufeira, Lagos e Portimão. Vou explicar em primeira pessoa porque essa foi uma experiência própria, mas esse destino pode ser explorado de diversas formas.
Fiquei hospedada em Albufeira, que tem uma energia vibrante, especialmente à noite. Suas ruas são animadas, cheias de bares, restaurantes e música ao vivo. Durante o dia, aproveitei para fazer bate-voltas — e posso dizer que cada destino tem sua personalidade.

Estive nesse paraíso com minha amiga portuguesa Isabel Almeida que me presenteou com a queijada maravilhosa receita da sua avó Clara e me ajudou a desbravar o universo dos doces da região. No nosso segundo dia, fomos para Lagos onde encontramos centro uma doçaria com os doces típicos do Algarve como o Dom Rodrigo, um doce conventual à base de fios de ovos, amêndoa e açúcar, e o Doce Fino, um pequeno bolo de massa de amêndoa pintado em formas de frutas e animais, muitas vezes recheado com fios de ovos. Outra iguaria é o Figo Cheio.
Compramos os doces para provar depois do almoço que também foi em Lagos depois de caminhar pelas passarelas à beira mar apreciando a Praia Dona Ana, seguimos até a charmosa Praia do Camilo e depois chegamos à imponente Ponta da Piedade, um dos cenários mais lindos de todo o Algarve. Se eu voltasse ao Algarve, com certeza me hospedaria em Lagos.
Pegarmos outro ônibus até Portimão, um destino ideal para quem procura uma estrutura mais completa, com boas opções de hospedagem, restaurantes e praias urbanas de fácil acesso.
Mas, se você quiser mais liberdade para explorar as praias menos acessíveis e miradouros escondidos, o ideal é alugar um carro. As distâncias são curtas, as estradas são boas e cada desvio pode revelar uma surpresa.
Dicas de praias:
• Albufeira: Praia da Falésia
• Lagos: Praia do Camilo ou Dona Ana
• Portimão: Praia da Rocha
Melhor época:
A alta temporada vai de junho a agosto, com muito sol, festas e praias cheias. Mas, se você prefere mais tranquilidade e preços mais baixos, os meses de maio, setembro e até outubro ainda têm clima agradável.
Passeios de barco:
Em Lagos, há passeios de barco imperdíveis que levam às grutas de Benagil e à Ponta da Piedade
Vai viajar para Portugal? Baixe o guia completo e monte seu roteiro!







Carla Passos é Jornalista, especializada em Turismo e apaixonada por história, flores, textos e coisas inspiradoras. Adora sol, mar, fotografia, doce da padaria, dançar, e sonhar… Na infância, ainda morando em Salvador, meu principal hobbie era ir ao aeroporto ver os aviões partirem. Eu sempre dizia que um dia eu estaria dentro daqueles aviões. Antes de completar 15 anos, eu dizia aos meus pais: não quero festa, quero viajar de avião para o Rio de Janeiro. Foi minha primeira viagem de avião! Trabalhei anos com essa editoria, mas atualmente estou na editoria de política, minha segunda paixão. Assim o turismo virou um hobbie. E de lá pra cá já conheci quase todos os estados do Brasil e 25 países.
Instagram: @passospelomundo_
E-mail: carla.jornalista@hotmail.com
O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.
