Após interdição, SES lançará credenciamento de profissionais para MNSL
Medida na maternidade ocorreu após denúncias de sobrecarga e ausência de médicos Cotidiano | Por F5 News 05/09/2023 11h11 - Atualizado em 05/09/2023 11h36 |A Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe (SES) informou na manhã desta terça-feira (5) que deve lançar, em breve, um credenciamento médico para a contratação de novos profissionais após a interdição ética na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) na última segunda-feira (4).
De acordo com o Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese), a interdição na maternidade aconteceu após denúncias dos profissionais em relação à sobrecarga dos funcionários da unidade e ausência de médicos. A interdição restringiu os atendimentos nas áreas de ginecologia, obstetrícia e neonatologia na unidade.
Em nota, a SES afirmou que a maternidade adotará o fluxo provisório de acesso às urgências e emergências obstétricas e neonatais especializadas em alto risco.
“Todas as gestantes devem ser reguladas pela Central de Regulação de Urgência (CRU) para maternidades de referência de cada região de saúde. As pacientes serão acolhidas e classificadas pelos enfermeiros e posteriormente avaliadas pelos médicos obstetras da instituição e terão tratamento realizado”, disse a pasta.
Para os recém nascidos da Nossa Senhora de Lourdes que apresentarem necessidade de tratamento, a recomendação da SES é que os pais ou responsáveis levem seus bebês ao Hospital da Criança, na região central de Aracaju, ou à Urgência Pediátrica do Hospital Santa Isabel, no bairro Santo Antônio.





